Por marcelle.silva

Festa de rua, desfiles de escolas, de blocos e escolas de samba, shows e até rock and roll estão na programação do Carnaval na Baixada. A folia começa na quinta-feira em Queimados e Nilópolis e na sexta em mais 10 cidades. Tudo de graça. Só não haverá Festejos de Momo em São João de Meriti. Sem dinheiro, a prefeitura cancelou a festa.

Em Queimados, os tradicionais tamborins e pandeiros vão dar vez ao som pesado das guitarras no esquenta para a folia. É que na quinta-feira haverá o Carnarock com as bandas Rock na Rua e Audive, a partir das 22h, na Praça dos Eucaliptos, no Centro.

A abertura oficial será na sexta-feira com show de Xande de Pilares. No sábado, tocam as bandas Quizomba e Vetrix. No domingo, sobem ao palco Gabby Moura, ex-The Voice Brasil, e Swing &Simpatia. Dominguinhos do Estácio e as bandas Alegria e Conexão Bahia cantarão na segunda. O cantor Ferrugem fecha a programação na terça. Os shows serão das 21h30 às 2h. A folia terá ainda desfiles de 15 blocos.

Xande de Pilares abre oficialmente o Carnaval de Queimados%2C na sextadilvogação

Nilópolis também terá um esquenta para a folia. Na quinta-feira, o Grupo Clareou se apresenta, às 19h, na Avenida Mirandela, no Centro. Na sexta-feira, às 21h30, será a abertura oficial do Carnaval com a Côrte Momesca. Em seguida, haverá desfile de blocos carnavalescos.

Os foliões nilopolitanos poderão brincar, a partir das 18h, em quatro pontos. O principal será na Avenida Mirandela, no Centro, com shows até as 3h. Em Nova Cidade, Salgado Filho e na Praça da Bíblia, a folia está prevista para acabar às 2h.

Já em Mesquita, serão quatro dias de folia, de sábado a terça-feira. A programação terá início às 21h e vai até as 3h com apresentações de DJs e shows de bandas locais no Centro, na Chatuba, em Santo Elias, em Cosmorama e também na Vila Emil.

Em Japeri, serão cinco dias de festa no Centro e em Engenheiro Pedreira. As bandas Vestígio Humano, Axé Bahia e o grupo Art-Samba e Dupla do Pagode vão animar os foliões das 21h30 às 2h30.

QUATRO DIAS DE DESFILE EM N. IGUAÇU

Onze agremiações vão concorrer pelo Grupo A e cinco pelo B, na Via Light

O desfile das escolas de samba em Nova Iguaçu será de sábado a terça-feira de Carnaval, na Via Light. Dezoito agremiações passarão pela Passarela do Samba Iguaçuano, 11 pelo Grupo A, cinco pelo B, três blocos e dois afoxés, além das convidadas Império da Uva, da Série E (avaliação) e a Leão de Nova Iguaçu, Série C. Na terça-feira, a cidade já entra no clima da folia, com a eleição da Corte Momesca, às 19h.

Entre as escolas que vão se apresentar está a bicampeã Império de Cabuçu. O enredo será sobre o cantor e compositor Monarco, que viveu a infância no bairro iguaçuano. De acordo com o presidente Vitor do Império, a escola terá 500 componentes, 13 alas e dois carros alegóricos.

O desfile terá início com o setor Minha Infância Querida, que vai lembrar a época em que o artista se mudou de Cavalcanti, na Zona Norte do Rio, para Cabuçu, onde viveu dos 3 aos 13 anos. Foi nesse período que ganhou o apelido de Monarco, um mágico de uma famosa história em quadrinhos. A apresentação será encerrada com a chegada do Bamba à Portela, onde até hoje atua como um dos líderes da Velha Guarda da escola de Madureira.

Compositor Monarco será o enredo da bicampeã Império de CabuçuDivulgação

Estreantes como casal principal, Nathália Freire e Sidney Miranda apostarão em uma coreografia com passos de dança clássica. “O principal é não perder pontos com excessos”, disse a porta-bandeira Nathália.

Já em Duque de Caxias, o Carnaval oficial está de volta ao bairro Santa Cruz da Serra. A abertura será no sábado, às 20h, com a presença da Corte Momesca. Na segunda, os blocos do China, Flor da Primavera, Império do Gramacho, Unidos da Laureano, Esperança de Nova Campina, Imalê Ifé e Ojuobá Axé e Boi Guerreiro se apresentam na Praça da Matriz. DJs e grupos musicais animarão os foliões nos outros dias.

Você pode gostar