Hoje tem SAPUCALIGHT

Até terça-feira, 18 escolas de samba de Nova Iguaçu vão desfilar na Avenida em busca do título

Por O Dia

A atual bicampeã Império de Cabuçu será a penúltima a se apresentarAlexandre Vieira / Agência O Dia

Se você gosta de assistir a desfiles de escolas de samba, mas não quer sair da Baixada, logo mais a Sapucalight, em Nova Iguaçu, sem dúvidas, é uma ótima pedida. Até terça-feira, 18 agremiações, três blocos e dois afoxés vão passar pela Passarela do Samba, montada na Via Light.

O espaço, com 275 metros e capacidade para seis mil pessoas, tem recuo para bateria, concentração e dispersão. Dezesseis jurados vão julgar oito quesitos. Duas escolas descem para o Grupo B e uma sobe para o A.

Hoje, a bicampeã Império de Cabuçu será a penúltima. O enredo homenageará o bamba Monarco, que morou em Cabuçu na infância. Entre as apostas da escola para o tricampeonato estão os carros alegóricos, iluminados com lâmpadas de LED.

O primeiro terá uma grande coroa, o símbolo da agremiação e representará o Bloco da Primavera, que Monarco frequentava com amigos. A segunda alegoria terá outro símbolo, a águia da Portela, escola do sambista.

Nathiellen Oliveira, de 19 anos, fará seu primeiro desfile à frente da bateria, mas sua história na escola de Cabuçu vem dos tempos de criança, quando deu seus primeiros passos no samba. Para brilhar à frente da Vulcão, ela diz que mantém uma alimentação equilibrada e o sono em dia. “Somos chapa quente. Por isso, nos chamam de bateria vulcão. Temos a mesma pegada do início ao fim do desfile. Vamos rumo ao tri”, diz confiante.

Amanhã, a Acadêmicos de Nova Brasília abrirá os desfiles. O enredo será sobre o padre Renato Chiera, que se dedica ao trabalho comunitário. Com o tema “Da Itália ao Brasil, um sonho de solidariedade na Baixada Fluminense”, o desfile trará pontos cruciais da vida do religioso. “Os carros vão mostrar o trabalho desenvolvido pelo padre na Casa do Menor São Miguel Arcanjo”, revelou o carnavalesco Kim.

Os desfiles terminam na terça-feira com as escolas convidadas Leão de Iguaçu, do Grupo C, e da Império da Uva, que estreia este ano no Grupo de Avaliação.

Corte Real

Corte Momesca de Nova Iguaçu abrirá oficialmente os desfiles na Via Light. O Rei Momo Castrinho, o Cidadão do Samba, Edmilson Celestino, a rainha Adriana Leão, a rainha gay Louise Murelly e as princesas Raíssa Cabral e Caroline Lima, visitarão bailes populares em 18 bairros da cidade.

As roupas da Corte Real foram criadas com as cores da cidade. O verde representa a Reserva Biológica de Tinguá, o azul claro a água e o amarelo, o sol. De acordo com o secretário de Cultura, Wagner D’Almeida, ano que vem a cidade terá, além da corte tradicional, uma Realeza Gay. “Temos que respeitar todas as vertentes da diversidade”, frisou o secretário, que também pretende organizar um concurso de blocos populares.

Busca pela nota máxima

Sete escolas vão representar a Baixada nos desfiles na Sapucaí e Intendente

Logo mais, a Grande Rio, de Caxias, vai dar as cartas na Marquês de Sapucaí. Com o enredo sobre o baralho, será a última a desfilar. Os 280 ritmistas da bateria estarão fantasiados da carta do sol, que no tarô representa a vida.

Amanhã, a Beija-Flor de Nilópolis, terceira na Avenida, vai contar a história da Guiné Equatorial, apostanto mais uma vez em um tema africano. A Azul e Branco levará o tráfico de escravos para a Avenida, representado pela quarta alegoria, o navio negreiro.

Já na Série C, amanhã o Leão de Iguaçu será a quinta escola a se apresentar na Intendente Magalhães, em Campinho. O enredo será sobre Zumbi dos Palmares e Nelson Mandela.

Luciene desfila amanhã na LeãoAlexandre Vieira / Agência O Dia

Luciane Soares, 34, rainha de bateria do Leão desde os 13 anos, garante: “ O público pode ficar preparado, pois vamos levar toda a nossa garra para a Avenida”.

A Unidos da Ponte, de São João de Meriti, será a quarta escola pela Série B, na terça-feira, em Campinho. Além da comissão de frente formada por soldados romanos, a escola terá uma alegoria com escultura de Oxóssi de cinco metros. No sincretismo religioso, o orixá é São Sebastião, padroeiro da escola e do Rio de Janeiro. O santo será o homenageado.

No sábado das campeãs, as estreantes Império da Uva e Alegria do Vilar desfilam pelo Grupo de Avaliação. Se saírem bem, desfilarão pela Série D no ano que vem. Já a Inocentes de Belford Roxo desfilou ontem pela Séria A. A escola contou na Sapucaí a história do sambista Nelson Sargento.

Para quem não curte a folia

Que  tal trocar os confetes por pipoca e recreação? Para quem não gosta de folia, os cinemas dos shoppings estão com horário especial. O filme ‘50 tons de cinzas’ está em cartaz no Grande Rio, com sessões de 13h10 às 21h, e no Caxias Shopping, de 14h às 21h. As comédias ‘Loucas para casar’ e ‘ Bob Esponja em 3D’ serão exibidos das 13h às 21h20, em Meriti e das 14h30 às 21h, em Caxias. Até quarta-feira, o Caxias Shopping e o Grande Rio funcionarão das 12h às 22h . O Topshopping só abrirá na quarta-feira, ao meio-dia.

O Sesc de Meriti oferece oficinas de esportes radicais para alertar os moradores da cidade sobre a importância da água. As atividades gratuitas serão até quarta-feira, de 9h às 17h. Entre os mais populares estão o surfe com remo, a travessia em corda e o whaterball. Hoje, tem hidroginástica, às 9h, e o equilíbrio em corda, às 13h.

Últimas de _legado_O Dia na Baixada