Por marcelle.silva
A berinjela, como todo cozinheiro já percebeu, é aquele vegetal que não se come cru. Em compensação, na hora de ir ao forno, panela ou frigideira, é capaz de se multiplicar em sabores e receitas. É esse o espírito do restaurante de comida a peso que pegou dela seu nome emprestado: Berinjela Grill. Como tantos negócios do ramo na Baixada Fluminense, é empreendimento de origem familiar, fundada por Dona Maria Isabel, a matriarca — que hoje se dedica a um atelier de roupas para noivas —, e administrado atualmente por sua filha, Luciene Carvalho.

Com filial na praça de alimentação do Shopping Grande Rio, em São João de Meriti, a matriz funciona em prédio antigo de três andares em Nova Iguaçu, construção restaurada de 1929, com tijolos aparentes, mesas e cadeiras de madeira.

A variedade de saladas é um dos destaques do restauranteAlberto Aquino

Há carnes variadas da terra e do mar, e 30 pratos quentes e grelhados. E as mais de 20 saladas chamam a atenção formando um imenso mosaico de cores no bufê. São preparos bem temperados e apresentados envolvendo feijão fradinho, abobrinha, vagem, beterraba, cenoura, jiló e muitos outros vegetais.

A cada dia, são servidos na bancada pratos especiais. Na segunda-feira é a vez dos frutos do mar, com destaque para o bacalhau e o risoto de camarão. Às quintas-feiras há comida mineira, e a feijoada é a boa das sextas-feiras.
Publicidade
No restaurante de Nova Iguaçu, os clientes são em grande parte empresários e comerciantes que têm lojas do calçadão, paralelo à rua do restaurante, e acabam ficando sempre um pouco mais para reuniões de trabalho ou um chopinho após o almoço no terceiro andar da matriz que atende, em média, a 150 pessoas por dia.
BERINJELA GRILL. Avenida Marechal Floriano Peixoto 2,023, Centro de Nova Iguaçu (2768-6858). De segunda-feira a sábado, das 11h30 às 15h30, e domingos das 10h às 22h.
Publicidade