Genesis Torres: Um Pouco de História

O brasão de São João de Meriti

Por O Dia

O brasão é fundamentado na tradição heráldica. É um desenho especificamente criado — usando peças, esmaltes e metais — com a finalidade de identificar o município, o estado e a federação. O Brasão é uma tradução, uma síntese de tudo quanto é representativo para os nacionais, usando fartamente a simbologia.

Os elementos gráficos e visuais compõe a identidade do povo, buscando no passado e introjetando no futuro os desejos dos seus entes. É aplicado nos documentos oficiais dos órgãos da administração pública brasileira. O brasão obrigatoriamente é usado em todas as esferas de poder, devendo ser inseridos em todos os textos e formulários, no canto superior esquerdo dos documentos.

De acordo com a Lei 9.279, de 14 de maio de 1996, capítulo IV, artigo 191, os símbolos oficiais brasileiros são de domínio público porque eles podem ser copiados e reproduzidos sem qualquer permissão dos governos (municipal, estadual e federal) ou qual qualquer outro órgão, a menos que eles estejam sendo copiados ou reproduzidos com intenções sujas.

As quatro estrelas de cinco pontas simbolizam os distritosDivulgação

A heráldica é uma ciência auxiliar da história e das artes. Na confecção do brasão possui regras rígidas, estabelecendo normas na simetria, no conteúdo e na terminologia técnica. Todos os brasões dos municípios brasileiros são formados por três campos distintos, mas incorporados simetricamente, os quais sejam: Uma coroa murada sempre com cinco torres representando a autonomia do município, tem como base no escudo português, evidenciando a matriz cultural da nossa pátria. A parte central representa a base territorial com seus elementos e as extremidades estão os elementos naturais e a fundação do município.

O município de São João de Meriti é assim descrito: Os esmaltes e metais empregados — blau (cor azul dos brasões), goles (esmalte vermelho), sinople (cor verde dos escudos), prata e ouro — são representativos dos valores históricos, culturais e ecológicos do município. As quatro estrelas de cinco pontas simbolizam os distritos. O caduceu, bastão com duas serpentes e com duas asas na extremidade superior é a insígnia que, a partir do século 16 foi adotada como símbolo da Medicina e rememora a fase difícil enfrentada em meados do século 19 pela antiga freguesia de São João de Meriti. A roda dentada representa as atividades empresariais, tanto na indústria como no comércio.

O rio de prata ondulado do blau simboliza o Rio Meriti, que outrora era utilizado como importante meio fluvial, cujas margens desenvolveu-se o início do povoamento. As duas palmeiras lembram o buriti. As datas relembram, respectivamente, 1566, início de povoamento e 1947, quando Meriti adquiriu sua autonomia político- administrativa. O brasão foi instituído em 1966 .

Últimas de _legado_O Dia na Baixada