Pedro Landim: Gastronomia

DO FORNO COM TUDO EM CIMA

Por O Dia

Cerca de quatro ou cinco mil anos antes da invenção da pizza de batata-frita, disponível em rodízios iguaçuanos contemporâneos, dizem historiadores que os egípcios comemoravam o aniversário dos faraós com pães achatados e cobertos de ervas, versão ancestral do redonda que hoje encanta gregos e troianos. Da forma como a conhecemos, a pizza pintou em Nápoles, onde antes do Renascimento já era vendida em fornos pelas ruas, coberta de queijo.

A virada ocorreu em 1889, com a visita à cidade italiana do rei Humberto e da rainha Margherita (reconheceu?). Para ela foi criado o famoso sabor com as cores da bandeira da Itália: muçarela de búfala (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde).

Já não se fazem mais rainhas ou pizzas como antigamente, e a chave para o sucesso daquelas que saem do forno a mais de 300 graus parece estar nas combinações elaboradas de sabor, muitos elementos reunidos e um bom chope, vinho ou refrigerante para companhar. É assim que a banda toca na festeira Nova Iguaçu, terra de boas massas.

É o caso da Abracadabra, versada na boemia e com música ao vivo todo dia para acopanhar pizzas como a Sabore, feita com muçarela, molho de tomate, lombo canadense, provolone, champignon e manjericão, a Bacalhau, de muçarela, molho de tomate, bacalhau desfiado e azeitonas pretas, e a Caipira, disco temático que leva muçarela, molho de tomate, calabresa, frango desfiado, milho e bacon.

Em N. Iguaçu%2C opções não faltam para saborear boas pizzasDivulgação

A Pit Point, por sua vez, tira do forno com base de pedra mais de 40 sabores, começando pela Pit Point, com palmito, catupiry e gergelim. Ou a Don Corleone, coberta de champignon, catupiry e parmesão.

Ambiente mais requintado, boa pedida para fazer bonito em jantar a dois, a Pizza e Pasta criou sabor que leva ao delírio os fãs de queijo. É a Cinco Queijos, com catupiry, gorgonzola, parmesão e provolone. E no rodízio do Império D’Itália o bicho pega na criatividade sem fronteiras. Ou melhor, os bichos. Além da batata, tem pizza de picanha, coração de galinha e por aí vai. É a política do vale-tudo por cima.

 ABRACADABRA: Rua Floresta Miranda 85, Nova Iguaçu (2667-7597).

PIT POINT: Rua Ivan Vigne 160, Nova Iguaçu (2667-2316/2767-8672).

PIZZA E PASTA: Avenida Doutor Mário Guimarães 196, Nova Iguaçu (2667-5696).

Últimas de _legado_O Dia na Baixada