Aposentados sem salário em Meriti

Pagamento de março e fevereiro ainda não foi depositado pela prefeitura

Por O Dia

Os salários dos aposentados e pensionistas de Meriti continuam atrasados. Eles ainda não receberam fevereiro e nem março. Os pagamentos de outubro, novembro e dezembro foram quitados apenas em janeiro, e o décimo terceiro somente no último dia 10.

Sem os salários de fevereiro e março, a aposentada Laurinda Ventura, de 78 anos, moradora de Éden, tem recebido a ajuda de amigos para conseguir comprar os remédios, que chegam a custar R$ 450 por mês. Após sofrer um ataque isquêmico e conviver com as sequelas de um tombo, onde teve a coluna fraturada, a idosa depende cuidados especiais, já que não levanta mais da cama.

A filha, Márcia Ventura, de 56 anos, abandonou o emprego para se dedicar integralmente à mãe. Ela diz que a aposentadoria privada que a mãe recebe supre as necessidades básicas, mas não resolve os problemas financeiros da família. “Por sorte, minha mãe pagou sua aposentadoria como autônoma. Se não fosse isso, estaríamos passando fome. Esse município não tem nada. Nem atendimento, tivemos que leva-la para o Adão Pereira Nunes, em Caxias, no dia que ela caiu”, lamenta.

Márcia cuida da mãe Laurinda Ventura%2C 78 anos%2C que está recebendo ajuda da família para comprar remédiosEstefan Radovicz / Agência O Dia

Márcia ainda afirma que o recadastramento da mãe foi solicitado, mas ainda não foi feito. Ela conta que a mãe só recebeu o décimo terceiro no último dia 10, mas ainda está sem o pagamento de fevereiro e março. “Toda semana eu ligo para o Meriti Previ, mas nunca recebo uma resposta satisfatória. Eles sempre dizem que estão tentando resolver os problemas dos aposentados. Mas não vejo nenhum esforço, só descaso”.

Já para a aposentada e pensionista, Nadja Sueli Queiroz, de 62 anos, a revolta aumentou após ler no whatsapp dos servidores, que os pagamentos dos funcionários ativos estão em dia. “ O prefeito está deixando os aposentados de lado”, reclama.

Fevereiro será quitado até sexta-feira

Em nota, a Prefeitura de São João de Meriti informou que foi preciso realizar cortes salariais para reorganizar as finanças e solucionar o problema que afetou vários setores da administração. Eles afirmaram que os pagamentos estão sendo efetuados em parcelas, e a que a outra metade do salário de fevereiro dos aposentados e pensionistas será depositada até sexta-feira, e que o mês de março será quitado junto com o de abril.

Reportagem Marcelle Bappersi

Últimas de _legado_O Dia na Baixada