Direitos das crianças e adolescentes são discutidos em Japeri

A 6ª Conferência Municipal do Conselho da Criança e Adolescente reuniu assistentes sociais, psicólogos e técnicos da Secretaria de Assistência Social e Trabalho (SEMAST)

Por O Dia

Aconteceu, na manhã de ontem, a 6ª Conferência Municipal do Conselho da Criança e do Adolescente de Japeri, realizada pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho (SEMAST) na Escola Municipal Ary Schiavo. Assistentes sociais, psicólogos e técnicos da SEMAST participaram do evento, que tem como objetivo fortalecer o debate sobre os direitos das crianças e dos adolescentes.

De acordo com a Presidente do Conselho Municipal, Maria Cristina Alves, ações como essa dão mais embasamento aos conselheiros municipais. “As crianças e adolescentes serão os beneficiados com o desenvolvimento das políticas públicas discutidas”. Maria Cristina disse ainda que as questões levantadas serão apresentadas na 10ª Conferência Estadual do Direito da Criança e Adolescência.

O Secretário de Assistência Social e Trabalho, Reginaldo Santos, falou da importância da participação pública nessas conferências. “Assim como os assistentes sociais e os outros profissionais da SEMAST, a população também pode contribuir para melhorar a situação de nossas crianças e adolescentes”, afirmou o Secretário, ressaltando o CRAS volante, ação recém inaugurada no município, que está levando políticas assistenciais aos bairros mais afastados do centro.

A conselheira tutelar do município Ana Paula Florência explicou que o Conselho Tutelar atua através do acionamento do Ministério Público ou da população pelo número disque 100. “O Conselho tutelar atua sempre que houver violação dos direitos infantis, por parte do Estado, dos pais ou da sociedade em geral”, explicou a conselheira. Em Japeri, cinco conselheiros atendem todos os dias 24 horas. Além do disque 100, a população pode entrar em contato pelo telefone 3691-2376.

A mesa do debate foi composta pela Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Maria Cristina Alves; Conselheira Tutelar, Ana Paula Florêncio; Secretário de Assistência Social e Trabalho, Reginaldo Santos; Coordenadora do Ensino Fundamental da rede municipal, Andressa Lins; coordenadora de Proteção Básica, Marilza Filomena e Coordenadora de Proteção Especial, Marcele Saião.?

Últimas de _legado_O Dia na Baixada