Rede Pública da Baixada Fluminense visa aprovar alunos em concursos

‘Prepara Japeri’: programa de reforço escolar para Rede Pública de ensino prepara alunos para escolas técnicas

Por O Dia

Pela primeira vez a rede municipal de Educação de Japeri vai preparar os alunos do 9º ano do segundo segmento do ensino fundamental para que possam concorrer às vagas de ingresso nas escolas técnicas e de ensino médio. Aconteceu na tarde da segunda-feira (11/05) no auditório da E. M. Bernadino de Melo, centro de Engenheiro Pedreira, o lançamento do curso ‘Prepara Japeri’. As aulas acontecerão em dois polos: E. M. Ary Schiavo e E. M. Bernardino de Melo. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O curso preparatório acontecerá de segunda a quinta-feira, com aulas de português e matemática, com alunos divididos em duas turmas, de 13h30 às 15h30, e de 15h30 às 17h30. As sextas-feiras, professores voluntários da rede municipal vão dar aulão com as outras disciplinas, como história, geografia e física. Além das matérias curriculares, estão previstas dinâmicas, atendimento psicológico e pedagógico.

Coordenador do curso de matemática no município, Emerson Queiroz é o mentor do projeto pioneiro. “A ideia é levantar o nível da educação de Japeri. Nós acreditamos no potencial de nossos alunos. Com o Prepara Japeri os alunos do 9º ano vão estar prontos para as provas externas com material didático, slides com linguagem atual e tecnológica”, disse o professor.

De acordo com a secretária de Educação de Japeri, Roberta Bailune, o preparatório para o ensino técnico e médio é a realização de um sonho. “A iniciativa da Semed vai elevar o nível da educação aumentando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no município, possibilitando a mudança de vida dos jovens e suas famílias, através da qualificação profissional.

Robson Oliveira, 57 anos, pai do aluno do 9º ano da E. M. Ary Schiavo, Glauco Valério, 14 anos, acredita no projeto. “Vejo esta oportunidade como uma forma de melhorar a vida do meu filho. Eu acredito que, com este curso, meu filho não vai precisar encarar o trem, igual muitas pessoas fazem às 4h da manhã para conseguir o pão de cada dia. Formado, poderá ser aproveitado nas empresas que estão vindo para o município”, afirmou Robson, destacando que o filho já sonha com o curso técnico de radiologia.

No dia da abertura do programa já estavam matriculados 210 alunos. Todos que participarem do Prepara Japeri vão concorrer ao prêmio Escola nota 10, do governo do Estado, oferecido através da prova do ‘Saerjinho’, que é o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro, para alunos do ensino fundamental. Desde 2013 os alunos da rede municipal de Japeri participam da prova e, os alunos do 9º ano que se destacarem com as melhores notas serão premiados com notebook, smartphone e tablet.

Últimas de _legado_O Dia na Baixada