Aluno de Paracambi é exemplo para os jovens

Rickson Alves passou em primeiro lugar para mecânica no IFRJ. Outros 43 estudantes da cidade foram aprovados

Por O Dia

As horas a mais de aula na Escola Escola Municipal Phirro do Vale, em Paracambi, e muita dedicação fizeram com que Rickson Alves Marques, de 15 anos, passasse em primeiro lugar para o curso de mecânica no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRJ) de Paracambi. Ele foi um dos 44 alunos de escolas da rede pública que participaram do curso pré-técnico e foram aprovados.

Para passar, Rickson manteve uma rotina de estudos intensa durante a semana. Mas, segundo ele, o que não podia faltar em seu tempo livre era diversão. “Eu estudava de segunda a sexta-feira, mas não perdia um fim de semana”, conta o adolescente.

Rickson foi parabenizado pela secretária de Educação%2C Janice ProvençanoDivulgação

Embora seu desempenho escolar fosse muito bom, o resultado do concurso foi uma surpresa para ele e sua família. “Não esperávamos. Meu esforço valeu a pena”.

O aluno passou também para o curso de Meio Ambiente do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde optou por estudar e concluir o Ensino Médio Técnico. Após essa vitória,Rickson já sabe que carreira seguir: “Quero cursar Engenharia Civil em universidade federal”.

E ele ainda encoraja outros jovens que ingressaram este ano no curso. “Se concentrem nas aulas. Foram elas que me deram base”, disse.

A história de Rickson é parecida com a de outros alunos de Paracambi. De acordo com o prefeito Tarciso Pessoa, o curso atende estudantes do 8º e 9º ano da rede pública, que recebem um conteúdo programático do mesmo nível que os cursos pré-técnicos particulares.

Já foram 69 aprovações em escolas técnicas. “Ficamos muito felizes em ver que nossos alunos competem de igual para igual com os outros que estudam em escolas particulares”.


Por Marcelle Bappersi

Últimas de _legado_O Dia na Baixada