Os reis do batidão do funk da Baixada

Hits de três MCs estão bombando nas rádios do Rio. Cantores já têm agenda de shows lotada

Por O Dia

Eles inovaram o ritmo com personalidade e mostraram que a Baixada também tem representatividade no batidão do funk. Pablo Silva, de 27 anos, o MC Romântico, Douglas Machado, de 23, o Mc Cyclope, e Heitor, de 22 anos, o Mr Rick, estão bombando com suas canções pelas rádios do país.

MCs Cyclope%2C Romântico e Mr. Rick conquistaram milhares de fãs com letras ousadas e sensuais Alexandre Vieira / Agência O Dia

Autor de ‘As Novinhas tão sensacional’, MC Romântico iniciou a carreira no coral da igreja que frequentava. Hoje, o morador de Parque José Bonifácio, em São João de Meriti, esbanja ousadia nas letras. “O começo foi difícil. Éramos os Quebretes e pagávamos para fazer shows. No fim, só bebíamos água da bica”, conta.
Quem mora em Santa Eugênia sabe que é fácil topar com o Mc Cyclope pelas ruas.Douglas , de 23 anos, já ganhou fama e faz cerca de 12 shows por mês, mas ainda joga bola com os amigos. “Amo o que faço, mas continuo o mesmo menino de sempre.”

Douglas escolheu o nome artístico em homenagem ao filme ‘X-man’. Sucesso no funk desde os 16 anos, ele define seu som como “tamborzão de raiz”. Com ‘Senta por cima de mim, pepeca’ e o clipe ‘Proposta’, lançado em março, ele alega que funk é coisa séria, tem que ser pensado e bem produzido. “Não é só chegar no palco e cantar qualquer coisa. Se não, o público rejeita”, explicou.

Nascido em Nova Iguaçu, Mr. Rick é considerado o Naldo Benny da Baixada. Ele chegou às rádios do Rio com a música na ‘Na pista’, após estourar na internet. E para maio, tem o lançamento programado do clipe ‘Te envolver no meu som’.

Nada de apologias. Rick conta que suas músicas são para toda a família. E, para ele, a produção é tudo, já que sobe ao palco cerca de 10 a 15 vezes por mês, com uma banda e dançarinos.

Funkeiro sonha em cantar samba no futuro

E quem disse que na playlist de MC só tem funk? O Romântico, por exemplo, ama MPB e samba. Segundo ele, seu lançamento como funkeiro aconteceu devido ao grande mercado existente na Baixada para o gênero, mas confessou que o seu sonho é cantar outros ritmos. “O funk abriu muitas portas para mim. E, o melhor, posso ajudar minha irmã e mãe. Mas quero mesmo é, um dia, cantar samba”.

Sabe de onde surgiu inspiração para o ritmo da música ‘As novinha tão sensacional’? Ela veio de Emílio Santiago. Pablo conta que um dia estava em sua casa pensando na futura composição, quando ouviu a música ‘Perfume Siamês’.

Ele revelou que começou a testar algumas letras e, quando deu por si, já tinha virado o hit preferido dos DJs, por causa da batida diferenciada. “Eu queria fazer uma música ousada, diferente. Ouvindo Emílio, vi que seu ritmo dava uma boa música. Assim saiu o refrão ‘Novinha sensacional’, revelou.

Há nove meses com o selo da Sony Music, Pablo ainda revela que as músicas sensuais lhe deram a alcunha de ‘Romântico’. Ele, que fez uma turnê de 12 dias pelo país, conta que seus fãs podem esperar o lançamento do clipe ‘Vai sentando na moral’, que ainda não tem data definida. “Sou um personagem. Faço o meu melhor e dá certo”.

Já o MC Cyclope avisa para os fãs que podem esperar uma parceira com MC Romântico. O projeto já foi criado, e estão analisando quais músicas cantarão juntos. “Para mim, será um prazer imenso. No funk, não tem essa de quem faz mais sucesso, porque somos todos amigos”, diz o Mc Cyclope.

Reportagem por Marcelle Bappersi

Últimas de _legado_O Dia na Baixada