Guarda Civil Municipal pretende inserir jovens no mercado de trabalho

O projeto tem como objetivo capacitar jovens

Por O Dia

A Prefeitura de São João de Meriti, está implementando um projeto na cidade voltado para a capacitação profissional e formação cidadã de jovens da rede municipal de ensino.O Guarda Jovem Municipal, tem o objetivo de oferecer cursos visando a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. As aulas serão ministradas por guardas civis municipais especializados em cada disciplina.

Diferente das matérias convencionais escolares, as oferecidas pelo curso pretendem, principalmente, colaborar com a formação do aluno. São elas: ética e disciplina, postura, cidadania, comportamento, preparação para entrevistas e atividades físicas. O programa firmará parcerias com empresas para indicar os jovens na medida em que forem se formando no curso para atuarem como Jovem Aprendiz.

Para participar, necessário ter entre 14 e 17 anos, de ambos os sexos, ser morador de São João de Meriti e estar matriculado em uma unidade da rede municipal de ensino. O processo seletivo dos participantes será realizado através da Secretaria de Educação, com auxílio da Secretaria de Promoção Social. Os selecionados devem apresentar a autorização dos pais ou responsáveis para participar. O curso é oferecido no ambiente escolar, fora do horário de aula, com duração de 60 dias e carga horária de 4 horas diárias e 20 semanais.

Um dos idealizadores do projeto, o guarda civil municipal e coordenador do programa Ronda Escolar, Ronald Linhares, falou sobre a importância do curso. “O Guarda Jovem Municipal é um projeto que auxiliará o adolescente na sua formação como cidadão e irá ajudá-lo a ingressar no mercado de trabalho. Nessa fase da vida, oferecer oportunidades ao jovem é fundamental para que ele possa seguir no caminho correto. Esse é o nosso objetivo, colaborar com o aprendizado e com o futuro dessa juventude”, afirmou Linhares. A autoria do projeto na Câmara de Vereadores é do presidente da casa, Carlos Roberto Rodrigues (Bebeto).

Últimas de _legado_O Dia na Baixada