Concentração ajuda combater ansiedade

Psicóloga desenvolve terapias não só para tratar o problema, mas também a depressão

Por O Dia

Rio - Se você sofre de ansiedade, técnicas de respiração e concentração ajudam a controlar os sintomas da doença. A afirmação é da psicóloga Maíra Madeira, do Núcleo Integrado de Desenvolvimento Humano (Rua Otávio Tarquínio 410, sala 901, Centro, Nova Iguaçu. Tel.: 2765-3824).

Ela desenvolve terapias com técnicas específicas, como relaxamento (expirar e inspirar), jogos e questionários para tratar não só a ansiedade, mas outros problemas, como depressão e fracasso escolar. A sessão custa R$ 90.

O trabalho é desenvolvido com adolescentes de 11 a 20 anos. “Para uma doença física, temos tratamentos e remédios. Já, na saúde mental, os sintomas passam despercebidos no dia a dia. Se achar que algo está errado, é bom procurar um profissional”, alerta.

Maíra Madeira ajuda também na escolha para mercado de trabalhoEstefan Radovicz / Agência O Dia

Além de oferecer as terapias, a psicóloga atende estudantes do Ensino Médio e do nono ano do Ensino Fundamental que precisam de orientação sobre qual profissão seguir. “Só o teste vocacional não é suficiente. Temos que saber as habilidades e personalidades para indicar a carreira”, frisa Maíra.

Segundo ela, são necessárias de sete a 10 sessões para identificar a carreira ideal. O pacote sai por R$ 500 e dura dois meses. “Durante as avaliações, descobrimos a área de interesse e, a partir daí, orientamos”, explica ela.

O NIDH oferece ainda consultorias de RH. Além da análise curricular e entrevista, o candidato passa por uma avaliação psicológica antes de ingressar na empresa.

O serviço pode ser feito desde o recrutamento ou somente a parte da seleção. “Quando tocamos desde o início, encaminhamos três candidatos aprovados. Se for só a seleção, respondemos se o candidato está apto ou não”, diz a psicóloga.

No dia 10, às 18h30, Maíra fará, na sede da empresa, palestra sobre a dinâmica de grupo como ferramenta de seleção. O evento faz parte da comemoração do dia do gestor de RH. Entrada franca

Últimas de _legado_O Dia na Baixada