Prevenção sempre é o melhor remédio

Especialista em próstata alerta para necessidade de exames em homens a partir dos 45 anos

Por O Dia

Rio - Especialista em tratamento de problemas na próstata, o urologista Juan Eugênio Mayser Roca diz que tem percebido aumento da conscientização dos pacientes da Clínica Médica Long Life (Avenida Governador Leonel de Moura Brizola 2018, sala 204, tel.: 2771-2305). Segundo o médico, os homens têm procurado fazer exames preventivos.

De acordo com o especialista, para prevenir câncer de próstata, homens, a partir dos 45 anos, mesmo sem sintomas, devem fazer os exames de toque retal e PSA (análise sanguínea) todo ano.
Ele explica que quando um tumor de próstata é diagnosticado na fase inicial, a chance de cura chega a praticamente 100%. “Já se a doença estiver avançada, a sobrevida depende do grau de comprometimento do órgão”, afirma.

O urologista Juan Eugênio Mayser Roca%2C da Clínica Long Life%2C constatou aumento da procura por examesEstefan Radovicz / Agência O Dia

Os pacientes da Clínica Médica Long Life terão acesso, a partir do próximo mês, ao exame PSA de urina. Roca explica que o teste pode identificar, além do tumor na próstata, outros tipos de câncer, como no reto e no ânus, e problemas menos graves, como fissuras e hemorróidas. Ele complementa o exame de toque retal.

Outras medidas de prevenção contra o câncer de próstata são evitar alimentos gordurosos, praticar exercícios regularmente e usar camisinha.

Últimas de _legado_O Dia na Baixada