Duque de Caxias sedia Encontro de Festas Literárias FLIP e FLUPP

O evento acontece nos dias 8 e 9 de julho, e conta com a participação de diversos escritores brasileiros e estrangeiros

Por O Dia

Rio - Hélio De La Peña e Marcelo Madureira, ex-integrantes do Cassesta e Planeta, serão uma das atrações do Encontro das festas Literárias FLIP e FLUPP, que acontecerá nesta terça e quarta, dias 8 e 9, respectivamente, no teatro Raul Cortez (Praça do Pacificador s/n, Centro.O evento é gratuito e reunirágrandes nomes da literatura nacional e internacional.

Na terça-feira (8), a mesa formada pela escritora portuguesa Alexandra Lucas Coelho e pelo cubano Leonardo Padura abrirá o Encontro das Festa Literárias FLIP e FLUPP na próxima terça-feira (8/7), com o tema “Quando olho para o outro descubro mais sobre mim”. Em seguida, o Israelita Waldman e o queniano Ngugi wa Thiong’o vão debater sobre o tema “Tão distante e tão perto”.

Já na quarta, o tema “Uma Cassetada na mesmice” vai reunir os ex-integrantes do programa Casseta e Planeta, Hélio de La Peña e Marcelo Madureira. Para fechar o dia, os escritores Bruno Duarte e Ramon Mello vão falar sobre o tema “Mesmo que seja eu”.

O evento terá ainda as participações especiais de Sarau Caminho do Poeta; Coletivo MultiArte; Poesia de Mesa; Bruno Max e Caixa Forte; Jessé Cabral/Teatro Sol sem Dó; Matheus Carvalho; Sarau Donana; Heraldo HB; Terreiro de Ideias e Virtú.

FLUPP

A Festa Literária Internacional das Periferias (FLUPP), vai para 4ª edição este ano. Idealizada por Écio Salles e Julio Ludemir, o evento irá homenagear os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro durante cinco dias do mês de novembro, com uma programação voltada para todas as idades. Antes disso, os organizadores buscaram uma forma de atrair novos escritores com a realização de 35 encontros literários, sendo 13 desses em Duque de Caxias.

“Nosso pensamento esse ano foi ir além da capital, e a Baixada Fluminense é um local com o qual sempre tivemos essa relação. Por isso achamos fundamental fazermos essa linha com Duque de Caxias. Queremos muito estreitar esse diálogo com os jovens, oferecendo o que temos de melhor que é a literatura”, explicou Écio.

FLIP

Lançada em 2003, a Festa Literária Internacional de Paraty é considerada um dos principais festivais literários do Brasil e da América do Sul. A cada ano um escritor é homenageado. Na edição de 2015, que acontece de 1 a 5 de julho, o escritor Mario de Andrade é a figura lembrada pelo festival.

Últimas de _legado_O Dia na Baixada