Frutos da terra estão batendo um bolão e serão as apostas

Nova Iguaçu, Audax, Tigres do Brasil e Duquecaxiense promoverão jovens ao elenco profissional para a Copa Rio

Por O Dia

Não tem para ninguém, a garotada é que está com a bola cheia. Prestes a estrear pela Copa Rio de profissionais — competição que define os representantes fluminenses para a Copa do Brasil ou Campeonato Brasileiro da Série D do ano seguinte — quatro clubes da Baixada: Audax Rio (São João de Meriti), Nova Iguaçu, Tigres do Brasil (Xerém) e Duquecaxiense já têm a fórmula perfeita para a conquista do título: investir nas categorias de base.

Matheus Fernandes%2C à direita%2C treina fortePaulo Araújo / Agência O Dia

A cada ano que passa, o Nova Iguaçu vai colhendo os frutos pelo trabalho na formação de jovens talentos. Para a disputa da Copa Rio, o ‘Laranja da Baixada’ terá à disposição mais uma safra nova de frutos da terra: oito atletas que disputaram o Campeonato Carioca Sub-20 foram integrados na última segunda-feira ao elenco principal.

As novidades são o goleiro Bruno, o zagueiro Prachedes, o lateral esquerdo Lucas, os volantes Victor Hugo e Ronald e os atacantes Sampaio, Ferreira e Jean. Três deles já vestiram a camisa do time principal — Bruno, Lucas e Sampaio. “Aproveitamos esses jogadores sempre com cautela, análise e muita coerência. Vamos dar essa rodagem a eles com o objetivo de prepará-los também para o estadual do ano que vem”, disse o vice-presidente de futebol Vitor Lima.

Destaque da equipe do Barra Mansa no último Campeonato Carioca, o meia Rafael Laurenço foi apresentado nesta semana e promete dar um toque de qualidade e experiência ao meio de campo do time. “Espero passar algumas coisas que já vivi no cotidiano do futebol e aprender com a garotada”, afirmou o jogador de 27 anos.

Em processo de reformulação, após o amargar a 13º posição no campeonato carioca profissional da Série B deste ano, o Audax Rio, de São João de Meriti, espera surpreender com as pratas da casa. Atletas do Sub 20, o goleiro Pedro Campaneli, o zagueiro Marcos Wilson, os volantes Cleber Augusto e Charles, os meias Matheus Fernandes e Felipe Ribeiro e o atacante Pablo serão integrados ao elenco profissional na quinta-feira. Um dia antes, porém, entrarão em campo para a disputa do título do campeonato carioca de juniores, contra o Olaria, no estádio Arthur Sendas, em Meriti. Responsável pela boa campanha do time, o técnico Luciano Moraes também será efetivado após o término da competição. “Os meninos têm um futuro brilhante”, acredita.

O Audax já apresentou 14 reforços para a disputa da Copa Rio. Eles realizaram exames físicos nesta semana, no Centro de Treinamento do Osasco, em São Paulo. Na quinta-feira, os demais jogadores chegarão para iniciar os treinamentos técnicos e táticos. “Vamos ser campeões cariocas e, chegaremos em condições de brigar pela titularidade”, planeja o meia atacante Matheus, de 18 anos, que fará sua estreia na Copa Rio.

Tigres mesclará juventude e experiência

O Tigres do Brasil, de Xerém — única equipe da Baixada na primeira divisão do futebol carioca— apostará também na juventude, mas sem faltar aquele toque de experiência. Do atual plantel de 27 jogadores, 12 são da categoria de base do clube: O lateral direito Diego, o lateral esquerdo Luiz Felipe, os zagueiros Lucas Oliveira, Raysander e Josué, os volantes Rodrigo Monte e Kevin de Paula, o meio campista Renan , e os atacantes ÁtilaVitor, Lucas Willian e Marco Antonio.

Jovens do Tigres vão se juntar a atletas renomados no futebol. Técnico Rubens Filho foi mantido no cargoEstefan Radovicz / Agência O Dia

Os jovens da ‘Fera da Baixada’ terão a companhia de atletas rodados no futebol, destaque para o atacante Fabiano Oliveira, campeão brasileiro pelo Flamengo em 2009 — também jogou na Turquia e Portugal—, além dos goleiros Santiago e Poti, o zagueiro Mateus e o volante Leão, que disputaram o campeonato carioca profissional no primeiro semestre deste ano.“O objetivo é sempre revelar jovens talentos da casa para o futebol brasileiro", afirmou o treinador Rubens Filho, que permanece no cargo após manter o time na elite do futebol carioca.

O Tigres do Brasil tem um dos mais modernos centros de treinamento do Estado do Rio com com sete campos de futebol, estádio com capacidade para 11 mil pessoas, alojamento, departamento médico e tribuna de imprensa.

Competição terá 20 times e será dividida em quatro fases

A Copa Rio será disputada por 20 equipes. Na primeira fase, serão divididas em quatro grupos, jogando entre si, em turno e returno. Garantirão vaga para a etapa seguinte as oito melhores, duas de cada chave. Após, os times serão distribuídos em dois grupos com quatro equipes, jogando entre si, desta vez em turno único. Passam para as semifinais os dois melhores de cada chave. Os vencedores do confrontos garantem vaga na final.

A competição começará em 26 de agosto, às 15h. O Duquecaxiense encara o Volta Redonda, o Tigres do Brasil enfrenta a Cabofriense e o Nova Iguaçu o Bonsucesso. O Audax Rio só estreia no dia 2 de setembro contra o Boavista.

Duquecaxiense contratará quatro reforços

A base do time do Duquecaxiense será o elenco que está disputando o campeonato carioca da Série C. Dos 31 jogadores, seis são cria das divisões de base do clube. O destaque do time é o atacante Marcão, artilheiro da terceira divisão com 12 gols.

De acordo com o diretor de futebol Gilberto Figueiredo, mais quatro reforços — dois laterais, um meia e um atacante — chegarão para a disputa da Copa Rio. “Estamos focados em subir para a série B, mas brigaremos pelo título”.


Últimas de _legado_O Dia na Baixada