Ministro Juca anuncia editais para a Baixada Fluminense

Ele se reúne quarta-feira com gestores públicos pela manhã e, à tarde, conversa com artistas

Por O Dia

Pela quarta vez o Ministro da Cultura, Juca Ferreira, estará na Baixada Fluminense. Será quarta-feira, 5 de agosto e ele vai se reunir durante a manhã com gestores públicos da região e, à tarde, com as redes de cultura. Ele já veio à região em 2003 e 2004 ,no SESC Nova Iguaçu, como secretário executivo da pasta; e depois esteve em Mesquita, em 2007, já como ministro.

Ferreira virá à Baixada conversar com gestores públicos e classe artística e lançará editais públicos para audiovisual%2Clivro e leitura%2C entre outrosDivulgação

Na parte da manhã, às 9h, o Ministro estará na câmara de vereadores de São João de Meriti, em Vilar dos Teles, para o lançamento de 4 editais, num valor total de R$ 15 milhões de reais, nas áreas do audiovisual, livro e leitura, ponto de cultura e manifestações culturais. Durante o evento, os representantes locais vão assinar o acordo de cooperação federativa dos municípios da Baixada Fluminense com o Ministério da Cultura.

Para o subsecretário de Cultura de Duque de Caxias, André Oliveira, a presença do Ministro na Baixada demonstra a história e a força do movimento cultural. “É um sinal positivo de que teremos uma dinâmica de ação de gestão cultural”, afirmou. A colega Fernanda Braga, presidente do Fórum de Gestores de Cultura da Baixada, salientou que irão aproveitar a oportunidade para reivindicar a construção de um aparelho público regional com sala de cinema e teatro, de preferência na Rodovia Presidente Dutra.

Dani Francisco, da produtora Terreiro de Ideias, disse que a expectiva é a melhor possível em relação ao encontro que Juca Ferreira terá com cerca de 300 artistas, produtores e técnicos no Ponto de Cultura Lira de Ouro, às 14h, em Duque de Caxias.”A conversa com o ministro é uma demanda antiga e acho uma grande conquista das redes de cultura da Baixada terem esse espaço de conversa direta, sem interlocutores, e é uma vitória trazer para o Lira de Ouro, que existe desde 1957 e depois se tornou um dos primeiros pontos de cultura da região”.

Em coro com ela, Heraldo HB, de Duque de Caxias, salientou: “ promover um encontro com os realizadores de forma direta e franca é algo que lembra como os governos, em geral, deveriam se relacionar com quem está na ponta do processo.

Participarão da mesa, em São João de Meriti,a presidente do Fórum de Gestores Fernanda Braga; o prefeito Sandro Mattos; a secretária de Estado da Cultura do Rio Eva Doris; o deputado estadual Zaqueu Teixeira; representantes regionais do Minc e o ministro Juca Ferreira.

Bate-papo com redes em Caxias

Na roda de conversa, Juca Ferreira ouvirá demandas e sugestões das redes culturais, além de conhecer as iniciativas dos municípios da região. A visita é uma demanda do Ministério da Cultura para criar um diálogo direto com grupos da Baixada Fluminense. Em julho, a secretária de Cidadania e Diversidade do Ministério, Ivana Bentes, iniciou esse contato no encerramento do evento Território Baixada, momento em que discutiu com movimentos artísticos na Biblioteca Leonel de Moura Brizola.


Últimas de _legado_O Dia na Baixada