Um olho na faculdade e outro no mercado de trabalho

Interessados têm várias opções de cursos e colégios. Alguns até mesmo lideram ranking do Enem na região

Por O Dia

O estudante do oitavo ano do Ensino Fundamental, Felipe da Silva, de 13 anos, quer ser médico. Sabe que a concorrência é grande, mas uma boa preparação aumenta suas chances de êxito na profissão desejada. “Procuro estabilidade financeira e, por isso, pretendo fazer vestibular e depois concurso público. Ter a oportunidade de cursar um 9° ano reforçado já me coloca na frente de muitos outros candidatos”, anima-se.

Felipe da Silva já está preparado o aumento da carga horária das aulas no Equipe Grau e quer ser médicoFernanda Rodrigues/ Divulgação

Desde cedo, educação é item de destaque na vida do morador da Baixada, que conta com muitas opções de ensino. Na região, predominam duas realidades: a de quem se prepara para ir para a universidade e aqueles que buscam ingressar rapidamente no mercado de trabalho através de cursos profissionalizantes.

O Ensino Médio tem grande importância para a vida de um profissional bem-sucedido e a Baixada conta com escolas bem classificadas no ranking das 15.640 melhores de todo o país, segundo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014: A filial Nilópolis do Colégio Equipe Grau (Av. Getúlio de Moura 943, Centro, tel.: 2691-6296) e o Centro Educacional Betel (Rua Professor Sampaio 19, Camarim, Queimados, tel.: 2663-9350) são citadas na pesquisa, e região ainda dispõe de instituições educacionais tradicionais que integram esse seleto grupo na cidade do Rio, como Sistema Elite de Ensino e o Colégio e Curso Miguel Couto, entre outras.

Moradora de Queimados, Júlia Monteiro, de 18 anos, é religiosa e conta que aprendeu desde cedo a amar o próximo. Ela explica como a fé a ajudou a escolher a profissão que exerce: a enfermagem. “Foi natural para mim descobrir minha vocação, pois me realizo ajudando os outros. Minha recompensa é o agradecimento de meus pacientes e saber que eles estão bem”, explica.

Fundado em 1967 por Áurea Regina Jaccoud (Diretora Geral e Pedagógica) e pelo Professor Alcy Jaccoud, o Centro Educacional Betel (Rua Professor Sampaio, 19, Camarim, Queimados, tel.: 2663-9350) oferece cursos de Educação Infantil e dos ensinos Fundamental, Médio, Profissional e Pós-Médio. E a escola ainda possui uma filial no bairrro Ponte Preta.

Últimas de _legado_O Dia na Baixada