Por marcelle.abreu

O secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio, assinou quinta-feira passada termo de cooperação com seis municípios da Baixada Fluminense para elaboração de seus planos de mobilidade urbana. O evento foi realizado em Nova Iguaçu e contou com a participação dos prefeitos de Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo, Queimados e Nova Iguaçu, além do secretário municipal de Transportes de São João de Meriti. 

Osorio e prefeitos observam Max Lemos%2C de Queimados%2C assinar o termoSimone Silva/ Divulgação

O convênio estabelece suporte técnico da Secretaria de Estado de Transportes (Setrans) com as seis cidades da Baixada Fluminense — Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, Queimados e São João de Meriti — na elaboração de seus respectivos planos de mobilidade urbana. 

Eles deverão estar alinhados aos projetos urbanísticos e de desenvolvimento de cada município e vão contar com soluções que passam por sinalização viária, gestão de trânsito, implantação de faixas exclusivas para ônibus, ciclovias, passarelas, acessibilidade, terminais que operem como de pontos de integração regional, entre outras iniciativas.

Os estudos também irão prever obras de infraestrutura de transportes, como a criação de corredores BRT e investimentos na rede ferroviária pelo Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU) e pelo Plano Estratégico de Logística e Cargas do Estado (PELC).

Você pode gostar