Por marcelle.abreu
O verão está aí e todo mundo quer aproveitar. Mas é importante tomar certos cuidados para evitar as doenças típicas da época, como insolação, desidratação, intoxicação alimentar, micoses e, principalmente, o câncer de pele.
O uso do protetor é fundamental antes da exposição aos raios solares%2C principalmente na praia e na piscinaMárcio Mercante / Agência O Dia

Segundo pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número de mortes por câncer de pele no Brasil cresceu 55% em dez anos. Dados mais recentes do órgão informam que 3.316 brasileiros morreram por causa disso em 2013. O descuido com a pele durante a exposição solar e o envelhecimento da população são as principais causas desse aumento.

A doença pode surgir devido a exposição ao Sol acumulada durante toda a vida e também por queimaduras. Seu tipo mais comum, o melanoma, é curado em mais de 90% dos casos, quando diagnosticado precocemente. Por isso, é importante evitar exposição ao sol das 10h às 15h, usar protetor solar e ir ao dermatologista periodicamente.

Outra doença preocupante é a hepatite, cuja transmissão acontece por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. A superintendente da Vigilância Sanitária de São João de Meriti, Sandra Marques, enumera procedimentos para sua erradicação. “A população deve ser conscientizada quanto às boas práticas de higiene, como lavar as mãos após o uso do banheiro, o manuseio do lixo da cozinha e do lixo do banheiro e também na preparação de alimentos. Também é recomendado não tomar banho ou brincar perto de valões, riacho, chafarizes e águas de enchentes”, alerta.
Publicidade
Dicas para curtir bem a estação
Para garantir o bem-estar durante a estação mais quente e ensolarada do ano, algumas ações são importante.
Publicidade
Beba bastante líquido
Use roupas leves
Publicidade
Tenha cuidado com a conservação dos alimentos
Beba, no mínimo, dois litros de água por dia
Publicidade
Não exponha alimentos a ambientes de temperaturas elevadas por muito tempo.
Consuma alimentos frescos e saudáveis, como legumes, frutas, sucos e sanduíches naturais sem maionese
Publicidade
Evite andar descalço para não pisar em fezes de animais
Não beba água ou use gelo de origem duvidosa.