‘Gorduchinha’ vai rolar nos gramados

Brasileirão da Baixada reúne 32 clubes que vão disputar premiação em dinheiro e troféus

Por O Dia

A bola vai começar a rolar nos gramados de sete cidades a partir do dia 28 de fevereiro, com o início do Brasileirão da Baixada. Trinta e duas equipes disputarão a primeira rodada, que constará com 16 jogos que acontecerão simultaneamente em Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti, Mesquita, Duque de Caxias, Magé e Queimados.

Considerado por muitos a maior competição amadora da modalidade na região, o campeonato premia o primeiro colocado com R$ 12.376,00, e o segundo com R$ 5.304,00, além de troféus.

Partida decisiva foi entre São Francisco e Vênus%2C no Heliópolis Divulgação

A organização é da Associação de Clube de Futebol de Belford Roxo (ACFRBR), presidida pelo empresário Jackson Macedo. “ Buscamos interagir com o público. Em 2013, elegemos a Musa do Brasileirão, este ano cada clube participante vai enfeitar sua rua e vamos escolher a mais bonita”, contou.

Além da alta premiação, a competição gera empregos e renda diretas e indiretas, com pagamento de lavadeiras, arbitragem, aluguéis de campo. Não há cobrança de ingresso e, na partida final, a entrada é a doação de um quilo de alimento não perecível, que será entregue a três instituições escolhidas pelos times finalistas e pela associação organizadora.

Na partida decisiva do ano passado, disputada no campo do Heliópolis, em Belford Roxo, entre São Francisco Futebol Clube e Vênus Futebol Clube, ambas equipes da cidade, foram arrecadados 4.800 kgs de alimentos.

Classificatória e mata-mata

Além da premiação em dinheiro, o chamado bicho, os atletas amadores disputam colocações, como melhor goleiro, artilheiro, treinador e craque do campeonato e melhor torcida.

Em 2015, Raian, do Peixoto Futebol Clube ( Belford Roxo), foi eleito o melhor goleiro. José Emídio, do São Francisco ( Belford Roxo), ganhou como artilheiro. Dinho, do Vênus( Belford Roxo) conquistou o título de melhor treinador e Pará, do Piabetá (Magé) foi escolhido craque do torneio.???

O campeonato começa em 28 de fevereiro e vai até 29 de maio. A primeira fase é classificatória, com 32 equipes divididas em oito grupos, com turno e returno. Depois começam os jogos em que os perdedores saem da disputa, o chamado mata-mata.

A Associação promove o Brasileirão no primeiro semestre do ano_ cujo público na final chegou a 5.300 pessoas _ e a Copa Inverno, no segundo semestre.

Últimas de _legado_O Dia na Baixada