Por helio.almeida

O sambista Zeca Pagodinho sobe hoje ao palco da tradicional Festa do Tomate, de Paty do Alferes, que foi aberta na última terça-feira pelo secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, representando o governador Sérgio Cabral. A festa acontece no parque de exposições de Avelar e marca o início da primeira safra anual de tomate no município, maior produtor estadual.

Zeca Pagodinho durante apresentaçãoDivulgação

Ao lado do prefeito Rachid Elmôr, o secretário lembrou que essa comemoração teve início em 1979, quando técnicos da Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro) e de outros órgãos da secretaria de Agricultura, promoveram uma semana técnica buscando o aprimoramento e o entretenimento dos produtores rurais.

Na ocasião, o prefeito ressaltou que os produtores foram recentemente crucificados pelo tomate ter sido apontado como o vilão da inflação. Segundo ele, a elevação do preço do produto foi motivada muito mais pelas intempéries em outras regiões produtoras e aumento do consumo, do que por ganho dos agricultores.

A Festa do Tomate conta com ampla programação, que inclui concurso de rainha da festa, culinária de tomate, feira de artesanato e produtos agrícolas.

Um dos pontos altos do evento é o concurso de Qualidade do Tomate. O melhor é escolhido a partir de julgamento que avalia entre outros critérios, a uniformidade da coloração, classificação, polpa e grau de maturação. Neste ano, 107 produtores do município concorrem com seus produtos.

O evento segue até amanhã com shows de artistas de renome nacional e muitas atividades. Já passaram pela festa este ano, os cantores: Thalles Roberto (Noite Gospel); Paula Fernandes; Padre Fábio de Melo e MC Leozinho e Luan Santana. Neste sábado será a vez de Zeca Pagodinho e amanhã, domingo, João Neto & Frederico encerram os festejos que atraem muito mais que os produtores de tomate da região.

Você pode gostar