Petrópolis Gourmet movimenta a Serra

Eventos sociais entram na programação do festival que agita os setores gastronômico e turístico da Cidade Imperial e seus arredores

Por O Dia

Rio - Até 24 de novembro, 46 restaurantes participam do 13º Petrópolis Goumert, oferecendo pratos especiais em homenagem à cozinha típica das cinco regiões do país, como a feijoada carioca, o tutu mineiro, o churrasco gaúcho e o bobó de camarão. Com o tema ‘Brasileiríssimo’, o evento pretende despertar a brasilidade da culinária e promete movimentar os setores gastronômico e turístico de Petrópolis e arredores – Secretário, Araras, Nogueira e Itaipava.

Mais de 15 mil pessoas são esperadas nesta edição e a expectativa do Petrópolis Convention & Visitors Bureau é de que haja um incremento de 20% na taxa de ocupação dos hotéis e pousadas da região durante o festival.

Petrópolis Gourmet movimenta a SerraDivulgação

Os visitantes também poderão desfrutar de diversas programações, como oficinas gastronômicas, programações especiais para crianças, além de apresentações musicais e exposições fotográficas. Paralelamente, atividades de cunho social acontecem em diversos locais: Sesc Quitandinha; Palácio de Cristal; Shopping Vilarejo e no Hortomercado Municipal, em Itaipava.

O "Mercado Gourmet", por exemplo, que acontece no Quitandinha, pretende reunir pequenos produtores e pessoas que estão iniciando qualquer tipo de produção artesanal, proporcionando a chance de divulgar, expor e comercializar seus produtos. O local também será palco da campanha "Anéis Solidários", da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) e Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE), para coletar anéis de latas de bebidas em troca de cadeiras de rodas.

Ainda no Quitandinha, haverá o "Banco Rio de Alimentos", programa social do Sesc-RJ para combate à fome e ao desperdício de comida, que promoverá aulas diárias de aproveitamento integral de produtos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local, no próprio dia, com uma hora de antecedência. O estande ficará aberto para receber doações de alimentos não perecíveis. Todo o evento t em apoio da Prefeitura.

Últimas de _legado_O Dia no Estado