Por helio.almeida

Rio - Durante quatro sábados, alunos do curso técnico de meio ambiente do colégio Casimiro de Abreu vão levar o aprendizado de sala de aula à população da cidade. No primeiro sábado, 23, o local escolhido para receber o Herbarium Itinerante foi a Praça do Pacificador, no Centro. A aluna do segundo ano do Colégio Casimiro de Abreu, Maria Luiza Marinho, orientava quem mostrava curiosidade em relação ao trabalho feito pelos 12 estudantes do curso. “Sempre temos aulas de campo, mas esse é o nosso primeiro trabalho de estágio. Entrei para o curso porque é uma profissão em alta no mercado. De acordo com a legislação, toda empresa tem que ter um técnico de meio ambiente e isso me chamou a atenção”, afirmou.

Herbarium Itinerandte circula praças de CaxiasDivulgação

A coordenadora Sabrina Sousa, explicou como funciona o projeto elaborado pela professora Ingrid Augusto. “Nossos alunos foram até o Parque Natural Municipal da Taquara para colher mudas, fizeram a secagem e catalogaram. Além disso, temos 150 mudas para serem distribuídas aos moradores a cada sábado”.

A secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias, Lauricy Fátima de Jesus, por sua vez, reafirmou a importância de parcerias como essa. “A missão de nossa secretaria é apoiar esses trabalhos voltados para o meio ambiente que vem sendo desenvolvido pelas escolas e universidades”, disse.
Publicidade
Primeira a receber a muda das mãos da secretária, a professora da rede municipal Margareth dos Santos não escondeu o amor pelas plantas. “Amo a natureza. Gosto de verde, de oxigênio. Moro em uma casa pequena, encho de planta. Meu marido brinca dizendo que vivemos em uma floresta. As pessoas não se preocupam mais em plantar. Querem colher sem plantar. Esse é um trabalho de produção muito bonito que faço questão de passar aos meus alunos”, destacou.
Os próximos locais a receberem o Herbarium Itinerante serão a Praça Roberto da Silveira, Praça Humaitá e Vila São Luís.
Você pode gostar