Por nara.boechat

Rio - Um dos problemas que mais têm afligido o teresopolitano nos últimos tempos são as chuvas de verão, que acabam provocando as cheias dos rios e seus transbordamentos. Preocupado com a situação que vem se repetindo nos últimos anos, o prefeito Arlei tem entrado em contato constantemente com o Governo do Estado, principalmente através do INEA – Instituto Estadual do Ambiente, em busca de soluções para evitar novos transtornos com as chuvas em Teresópolis. Atendendo ao prefeito, o órgão está no município realizando o desassoreamento do Rio Paquequer em diversos pontos, principalmente no centro da cidade.

Com o objetivo de conseguir passagem para as águas, são utilizados três máquinas escavadeiras, uma de lança estendida, e oito caminhões para auxiliar nos trabalhos de limpeza e retirada de entulhos de dentro do rio. Essa semana, a dragagem foi realizada na altura da Praça Olímpica, no centro da cidade.

Três máquinas escavadeiras%2C uma de lança estendida%2C e oito caminhões auxiliam nos trabalhos de desassoreamento e limpezaMarco Esteves / Divulgação

"Estamos fazendo um trabalho para abrir caminho para a água passar e diminuir a possibilidade de enchente. São gargalos que precisam ser retirados e o entulho não ficar dentro do rio. Não estamos jogando a sujeira para debaixo do tapete e sim retirando-a", afirmou o engenheiro João Carlos Grillo, coordenador do trabalho.

O prefeito Arlei, que vem fazendo vários pedidos para evitar o problema das chuvas, agradeceu ao Governo do Estado pela atenção: "Não posso deixar de agradecer ao governador Sérgio Cabral, ao vice Pezão e a Marilene do INEA, que têm nos ajudado muito com as obras em Teresópolis, como na Posse, Caleme e Campo Grande, além da limpeza e desassoreamento do rio em diversos pontos da cidade."

O trabalho consiste em abrir caminho para as águas em diversos pontos da cidade, como pontes e lugares críticos, onde a água tem a passagem atrapalhada por entulhos e sujeiras, a fim de evitar o transbordamento dos rios, o que causa inúmeros transtornos aos moradores e comerciantes do município. Os serviços deverão continuar enquanto necessário para que a limpeza e a água tenham um curso melhor a percorrer.

Na terça-feira, 3, a prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos, executou reparos de galerias nas ruas Alexandre Fleming, no Vale do Paraíso, Cel. Silvio Lisboa da Cunha, no Taumaturgo, e Manuel Carreiro de Mello, no Pimentel. Equipes também estiveram nas ruas Juiz Alberto Nader, no Jardim Paquequer, José Rebello, na Barra do Imbuí, Álvaro Alvim, na Granja Florestal, e na Estrada da Fonte Santa, realizando trabalhos de recomposição dos paralelos.

Serviços de manutenção, com capina e limpeza, foram realizados nas ruas Jaguaribe, na Fazendinha, e Tietê, em Araras, e na Avenida Rotariana, no Soberbo. Serviços gerais de limpeza foram feitos na Creche Municipal Elza Corradini Medeiros, no Bom Retiro.A prefeitura segue também com o asfaltamento na Rua Manuel Gonzáles, em Paineiras.

Você pode gostar