Campos investe em drenagem para diminuir áreas de alagamento

Dezenas de bairros receberam obras e redução dos alagamentos já chega a 70%

Por O Dia

Rio - Várias obras de drenagem e pavimentação foram feitas em Campos nos últimos cinco anos, pondo fim aos pontos de alagamentos que eram normais em dias de chuva intensa. Atualmente, já são cerca de 100 quilômetros de macrodrenagem. E um exemplo disso é a Avenida Artur Bernardes, contemplada com pavimentação e drenagem entre a Avenida Alberto Lamego e Rua Visconde do Itaboraí e outros trechos. O mesmo serviço foi executado ainda nas Estradas de Conceição do Imbé, Bugalho, Carvão, Linha do Limão, Rio Preto e Parque Guarus.

Os Bairros Legais das regiões de Ururaí, Lapa, Donana, Eldorado e Penha, totalizando 260 ruas em 18 bairros, também receberam obras de drenagem e pavimentação, o que ocorrerá também nos que estão em fase de execução, como Goitacazes, Estância e Solar da Penha. Vias importantes não ficaram de fora do pacote, como a Avenida José Carlos Pereira Pinto, já inaugurada, Nazário Pereira Gomes, na região de Guarus e da RJ-216, entre o entroncamento da Avenida 28 de Março e Goitacazes, na Baixada Campista. As duas em fase de execução.

Nas ruas Walter Kramer e Humberto de Campos, conhecidas como Rua 1 e 2 respectivamente, ambas no Jardim Carioca, as águas chegavam a atingir dois metros de altura em alguns pontos, mas com o novo sistema que receberam, o problema virou coisa do passado, garantindo tranquilidade para os moradores. Muitos lembram dos prejuízos com água até quase a cintura.

"Até água dentro de casa entrava. Já perdi muita coisa. Mas, depois que a prefeitura realizou estas obras, não tivemos mais problemas”, disse a moradora da Rua 2, Rosimeri Cabral Correia, 53 anos. "Quando alagava, ninguém entrava nem saia. Lembro que já chegamos a usar bote. Hoje, na verdade, nem gosto de lembrar", comentou Luiz Carlos Gomes, 49, morador da Rua 1.

Ruas como a Sete de Setembro e Barão de Oliveira Crespo, no Parque Rio Branco, além da drenagem, também receberam calçamento, além da rua Frei Caneca, que foi totalmente asfaltada, recebendo completa infraestrutura e esgotmento sanitário. As obras fazem parte do trabalho que vem sendo realizado nas imediações da Avenida José Carlos Pereira Pinto.

Últimas de _legado_O Dia no Estado