Por nara.boechat
Rio - O prefeito de Paraíba do Sul, Márcio de Abreu oliveira, o popular Marcinho, já foi vereador e em menos de um ano à frente da administração municipal comemora as realizações da prefeitura, que pela primeira vez estabelece inúmeras parcerias com os governos estadual e federal.

Ele fala também sobre o prêmio recebido pela qualidade da merenda escolar de Paraíba do Sul e aponta a necessidade de investimentos na rede municipal de ensino, onde oferece atividades extraclasse e incentivos para os alunos.

Marcinho%2C prefeito de Paraíba do SulDivulgação

Prefeito, o senhor esteve em Brasília buscando recursos para a cidade de Paraíba do Sul. Quais são as boas notícias que o senhor trouxe na bagagem?

Estamos realizando em Brasília um intenso trabalho de resgate da credibilidade do município, já que desde 2001 Paraíba do Sul não recebia transferências voluntárias por problemas no Cauc ou por não apresentar os projetos corretamente. Por isso, durante muito tempo os parlamentares indicavam emendas, mas estas eram perdidas. Montamos uma equipe de projetos e estamos limpando o nome do município. Estou fazendo pessoalmente visitas de gabinete em gabinete para mostrar aos parlamentares a mudança na administração da cidade. Não vamos deixar que os investimentos que eles indicarem para Paraíba do Sul sejam perdidos.
Publicidade
Nesse pouco tempo, já conquistamos muita coisa. Em um ano de governo, já estamos conseguindo mais verbas federais do que a soma dos últimos 20 anos.
Quais são os maiores desafios de sua administração até agora?
Publicidade
Governar sem dinheiro, com muitas dívidas, num município que ficou abandonado por mais de uma década. São muitas as necessidades e os desafios. Todos os bairros precisam de melhorias, o asfalto, por exemplo, já esgotou sua vida útil há muitos anos. Entretanto, estamos encarando os desafios, usando a criatividade e as parcerias para vencer todas as barreiras que surgem. Este ano já consegui asfaltar mais de 4 km nas principais vias de Paraíba do Sul. Mas, por conta do abandono de anos, muitas outras ruas precisam ser asfaltadas e estamos buscando recursos para viabilizar as ações de que a cidade precisa.
A merenda escolar da rede municipal foi reconhecida como a melhor do Estado e uma das melhores do país. A que o senhor credita este êxito?
Publicidade
Primeiro quero dedicar este prêmio a todas as crianças de Paraíba do Sul, elas merecem. O êxito é de toda nossa equipe. Este prêmio existe desde 2004 e foi a primeira vez que Paraíba do Sul chegou à final e venceu. Parabéns a todos, a Secretaria de Educação, a nutricionista e, principalmente, a nossas merendeiras que cuidam com carinho de nossas crianças.
Quais são as metas da sua administração na área da educação?
Publicidade
Qualidade e dignidade, queremos que as crianças da rede pública não percam em nada para quem estuda na rede particular. Investimos forte na merenda, agora vamos entregar uniformes completos de alta qualidade. Não quero que diferenciem quem é da rede pública ou particular pela qualidade do uniforme.
Nossas crianças têm reforço escolar e se preparam o ano inteiro com provas do Saerjinho. E são premiadas pelo desempenho, como forma de incentivo. Além disso, podem escolher as modalidades esportivas que queiram praticar temos: ginástica olímpica, judô, caratê, capoeira, submission, jiu-jítsu, futebol entre outras. Também podem fazer aulas de teatro, hip hop e balé. Tudo de graça.
Publicidade
O senhor tem trabalhado bastante para ampliar o volume de obras na cidade. Quais são as principais obras executadas?
Em maio inauguramos 125 realizações. Em agosto mais 39 obras. E agora estamos construindo um Centro de Reabilitação Física, três novas Unidades Básicas de Saúde, uma creche para 120 alunos, o Centro de Monitoramento “Cidade Vigiada”, uma Academia Solar, pioneira no Estado, e implantando fibras óticas, já que fomos contemplados com o projeto Cidade Digital. E ainda vem aí as obras do Somando Força, que o governo do estado vai nos mandar.
Publicidade
As parcerias com os governos do estado e federal têm sido efetivadas?
Muito. Sem o apoio do Governos estadual e federal a vida dos municípios fica muito difícil. Grande parte das conquistas de nosso governo deve-se ao apoio do governos. Acho que é a primeira vez na nossa cidade que um governo vem conseguindo tantas parcerias para a cidade.