Por joyce.caetano

Rio - No último domingo, dia 23 de fevereiro, o desfile do bloco Eu Vim Te Ver deu início às comemorações do Carnaval em Búzios. Vários blocos sairão em diferentes pontos da cidade, entre eles os blocos: Vou Ali e Volto Já, Chupa, Mas Não Baba, Cachaça no Bule, Cocotas de Tucuns, Pinto no Lixo e Orlatinha. A cidade promete um Carnaval com programas para todo tipo de público e comemora o grande número de visitantes.

De acordo com o Secretário de Turismo, José Márcio Moreira dos Santos a taxa de ocupação da rede hoteleira deve ficar em torno de 95%. Este verão foi diferente dos outros anos, pois o sol predominou durante a estação. “Quase não houve chuva, e quem visitou Búzios aproveitou o que o balneário tem de melhor”, disse ele.

O Carnaval também promete ser diferente no balneário com a entrada em vigor da Lei Municipal 999, que estabelece valores diferentes para os diversos tipos de veículos e destinos. De acordo com a Lei, os ônibus, micro-ônibus e vans destinados à excursão ou eventos de qualquer natureza terão que ter autorização e pagar uma taxa através do DAM (Documento de Arrecadação Municipal) para que possam circular no balneário.

Segundo o secretário municipal, a cobrança é para “ordenar o setor . A cidade vive do turismo e para o turismo. Nos reunimos com o setor hoteleiro para explicar as novas regras”, afirmou Santos.
Ainda de acordo com a Lei, os veículos emplacados no próprio município estão isentos da taxa, mas deverão solicitar a autorização para transitarem na península.

As autorizações são emitidas pela Secretaria de Turismo, e deverão ser solicitadas com três dias de antecedência através do site buziosdigital.rj.gov.br, para análise e aprovação do pedido. Cada UPFM (Unidade Padrão Fiscal Municipal) equivale a R$ 2,0008. As taxas serão cobradas de acordo com a finalidade e destino do veículo, sendo estes separados por categorias:

Para excursões com

reserva no trade:
I – ônibus – 50 (cinquenta) UPFM;
II – micro-ônibus – 40 (quarenta) UPFM;
III – vans e similares – 20 (vinte) UPFM.

Para excursões com reserva em 2 (dois) locais do trade, sendo exclusivamente em restaurantes e/ou passeios de barco, devidamente registrados no Ministério do Turismo:
I – ônibus – 100 (cem) UPFM;
II – micro-ônibus – 50 (cinquenta) UPFM;
III – vans e similares – 35 (trinta e cinco) UPFM.

Para excursões com hospedagem agendada em imóveis de aluguel:
I – ônibus – 400 (quatrocentas) UPFM;
II – micro-ônibus – 200 (duzentas) UPFM;
III – vans e similares – 100 (cem) UPFM.

Para excursões sem
qualquer reserva:
I – ônibus – 750 (setecentas) UPFM;
II – micro-ônibus – 450 (quatrocentas e cinquenta) UPFM;
III – vans e similares – 300 (trezentas) UPFM.
TAXAS PARA VEÍCULOS DE EXCURSÃO

Você pode gostar