Por fernanda.magalhaes

Rio - Os amantes do ciclismo já podem preparar suas magrelas, camelos, bikes, ou seja lá como for que chamam suas bicicletas. O circuito Audax, evento ciclístico reconhecido mundialmente, está de volta a Rio das Ostras neste domingo, 16, quando será realizada a primeira prova, de 200 km, Rio das Ostras-Quissamã, com largada prevista para as 7h, em Costazul.

Trata-se da etapa inaugural do calendário de provas de longa duração. Mas quem preferir percursos menores, pode encarar os desafios de 60 e 100 km. A cidade receberá ainda outras três etapas do Audax Rio. A próxima, de 300 km, acontece dia 2 de agosto.

O Audax é uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras, com organização da Pedal 2, apoio da BikeRO, juntamente com o Rio das Ostras Convention Bureau, e supervisão da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro – Fecierj.

A cidade receberá ainda outras três etapas do Audax Rio. A próxima%2C de 300 km%2C acontece dia 2 de agostoDivulgação

Esse evento faz parte das iniciativas do projeto Rio das Ostras Cidade Bike, cujo objetivo é estimular o ciclismo como prática, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, além de promover a sustentabilidade e a mobilidade urbana.

O projeto visa também incluir Rio das Ostras como zona de aclimatação olímpica para delegações estrangeiras nos Jogos do Rio 2016.

Em 2014, o Audax servirá como preparação para a prova Paris – Brest – Paris, de 1200 km, no ano que vem. Este ano, acontece pela primeira vez no Brasil uma prova de 1.000 km do Audax, que será realizada no Rio Grande do Sul, o Giro do Chimarrão.

“É uma prova nova que vai dar uma boa noção do que é a prova Paris – Brest – Paris. É altamente recomendável que quem tenha interesse em realizar a prova francesa participe do Giro do Chimarrão”, explica o organizador da Pedal 2, Thiago Gomes.

Podem participar do Audax bicicletas do tipo speed, mountain bike, downhill, reclinadas, tandem, fixas, dobráveis e triciclos de propulsão exclusivamente humana. Para encarar o desafio, todos os inscritos devem apresentar atestado médico específico para a prova de esforço de longa duração.


Você pode gostar