Por thiago.antunes

Rio - O trabalhador merece. Da Região dos Lagos ao alto da serra, os municípios do interior do estado estão prontos para a comemoração do Dia Internacional do Trabalho. Entre festivais de música e gastronomia, atividades esportivas e serviços gratuitos, não faltam opções para os cariocas que já lotam as estradas para aproveitar o feriado longe da capital.

Em Armação dos Búzios, o grupo paulista Sambô sobe o palco hoje, na Praça de São José, a partir das 20h. O conjunto mistura músicas de rock tocadas com instrumentos de samba. Amanhã a festa continua no mesmo horário com a banda de forró Arriba Saia. Serviços gratuitos serão oferecidos durante todo o feriado no Instituto de Educação e Formação Integral Judite Gonçalves (Inefi).

Segundo a prefeitura, 100 mil pessoas são esperadas para o feriado no município. O táxi marítimo, considerado o único serviço deste setor no país, é mais um atrativo para os turistas.

Búzios espera receber 100 mil visitantes até domingo. Cidade oferece serviço de táxi marítimo%2C inédito no paísDivulgação

Também na Região dos Lagos, quem optar por Cabo Frio poderá degustar a gastronomia típica na nona edição do já tradicional Festival do Marisco no Peró. Serão quatro dias com shows musicais e degustação de mariscos em 13 barracas e de outros frutos do mar nos quiosques tradicionais da Praça do Moinho. A banda de rock Faixa Etária toca no sábado, às 22 horas. Em Maricá, o cantor Leandro Sapucahy e convidados fazem hoje um show gratuito na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, às 19h.

Na Região da Costa Verde, Paraty promove hoje, na Casa da Cultura, das 10h às 22h, exposições de fotografia e de ceramistas nativos da cidade, com entrada franca. Amanhã, o cantor Felipe Guaraná faz o lançamento de seu novo CD às 20h, no mesmo local.

Para esquentar o clima da serra, a programação da 25ª Expo Petrópolis, que será realizada no Parque Municipal, em Itaipava, vai contar com entrada gratuita no Dia do Trabalhador. O show gospel de Davi Sacer está marcado para as 14h, enquanto o do Rappa terá início às 23h. O público poderá assistir a banda de rock na pista, com entrada liberada, ou em outros dois ambientes com cobrança de ingressos. Haverá ainda a Corrida do Trabalhador, a partir das 8h30.

Movimento intenso nas estradas

Durante o feriadão, o movimento deve ser intenso nas estradas que cortam o estado. A expectativa da CCR ViaLagos é de que 145 mil veículos passem pela rodovia a partir de hoje. A concessionária fará reforço das equipes de socorro e manutenção. O DER-RJ prosseguirá com a Operação Radar Móvel para coibir o excesso de velocidade na via.

A BR-040 vai operar em esquema especial no trecho que liga o Rio a Juiz de Fora, passando por Petrópolis. A estimativa é de que 312 mil veículos utilizem a rodovia. Na sexta-feira, o trecho do km 87,5 da pista de descida da serra será interditado a partir de 14h para um serviço de desmonte de rochas. A RJ-116 (Itaboraí - Nova Friburgo - Macuco) suspendeu obras na pista e espera receber fluxo de 120 mil veículos.

Baixada

Moradores da Baixada Fluminense também terão onde comemorar. Um passeio ciclístico deve reunir até 10 mil pessoas largando no estacionamento do Carrefour da Vila São Luiz (Rodovia Washington Luís 4.375, Jardim Gramacho), às 8h. O evento terá a presença do governador Luiz Fernando Pezão. Já em Belford Roxo, haverá um show do grupo Jeito Moleque no estacionamento do Carrefour (Av. Jorge Julio da Costa Santos), às 14h.

Mangaratiba

Mangaratiba contará com shows do cantor Elymar Santos, dos grupos Jeito Moleque e Swing e Simpatia na Praia do Saco, em frente ao Ciep 294, a partir das 21h. O evento também vai promover a Corrida do Trabalhador, que chega à terceira edição, e premiará os mais rápidos no masculino e feminino. A largada será às 9h na Praça Robert Simões, no Centro.

Iguaba

Em Iguaba, Dominguinhos do Estácio, grupo Farofa Carioca e Buchecha tocam às 20h, respectivamente, de quinta a sábado, na Nova Praça da Estação.

Você pode gostar