Por thiago.antunes

Rio - “Se você gosta de pássaros, quebre gaiolas e plante árvores”. Com este slogan, a campanha Pássaro Livre, lançada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Petrópolis, pretende soltar pelo menos 200 pássaros mantidos em cativeiro. A ação faz parte da Semana do Meio Ambiente, que movimenta a cidade.

“A iniciativa tem o intuito de mostrar à população os malefícios causados ao meio ambiente quando se mantém os pássaros presos em gaiolas. Os participantes entregarão as gaiolas e, em troca, a comissão vai distribuir mudas de árvores com folheto explicativo de como plantar, cuidar e tratar”, explicou analista da Área de Preservação Ambiental (APA) de Petrópolis, Vitor Valente. Os interessados em participar devem entregar as gaiolas em um dos três postos de troca até o dia 30 de junho: as sedes da OAB, da APA e da Secretaria de Meio Ambiente.

Em outra ação, organizada pela Ampla, consumidores podem trocar resíduos recicláveis por créditos na conta de luz. Criado em 2008, o programa já concedeu mais de R$ 770 mil em bônus e beneficiou 146 mil consumidores. A distribuidora fará também palestras e oficinas durante toda a semana. Os clientes que levarem a conta do último mês quitada receberão lâmpadas econômicas.

Lixo retirado do Paraíba

Em Campos dos Goytacazes, a Semana do Meio Ambiente é marcada por uma ação de limpeza nas margens do Rio Paraíba do Sul. Durante todo o dia de ontem, as equipes recolheram materiais como latinhas, plástico, garrafas pet e outros materiais. As atividades incluem plantio de árvores em comunidades.

Em Rio das Ostras, a programação prevê uma ação de recolhimento de resíduos em um manguezal, além de palestras, oficinas, peças de teatro e exposição. Em Itaboraí, até sexta-feira, haverá palestras, distribuição de mudas e visita a áreas ambientais. Em Mangaratiba, doação de mudas, atividades culturais e palestras marcam a semana.

Você pode gostar