Por felipe.martins

RIo - Padroeiro dos pescadores, São Pedro é festejado em grande estilo neste fim de semana no litoral fluminense. A programação pelo dia do santo (29 de junho) inclui celebrações religiosas, shows musicais e barraquinhas de comidas e bebidas típicas juninas. A grande atração, porém, fica por conta da tradicional procissão marítima, que acontece amanhã em cidades com forte vocação pesqueira, como Niterói, Cabo Frio, Macaé, São Pedro da Aldeia e Armação dos Búzios.

Em Niterói, a procissão de São Pedro de Jurujuba, que enfeita a Baía de Guanabara há 113 anos, acontece amanhã, às 10h, após a missa. Em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, o show do cantor sertanejo João Gabriel é atração de hoje, às 23h, na festa do padroeiro da cidade, na Praça da Matriz (Agenor Santos). A procissão marítima será amanhã, às 16h, na Praia da Pitória.

Em Cabo Frio, pescadores artesanais promovem hoje, às 9h, a Corrida de Canoas, na Praia do Siqueira, e retomam amanhã, às 8h, uma tradição que não era realizada há 23 anos: a Procissão de Barcos no Canal do Itajuru. Em Macaé, a procissão acontece às 14h, saindo do Mercado de Peixes, com prêmios para os quatro barcos mais enfeitados.


BÚZIOS
Amanhã tem alvorada com banda e repique dos sinos, saindo da Rua Brava em direção ao Morro da Igreja. Às 9h começa a corrida de bote a remo, com confraternização em frente ao Píer dos Ossos. Às 11h30, homenagem às esposas dos pescadores, seguida de benção e procissão marítima. Depois haverá almoço festivo na Praça dos Pescadores, na Praia da Armação, e às 19h, missa na Capela de Sant'Anna.

MACAÉ
Haverá atividades na Barra de Macaé e na Praça Washington Luiz, com missa, barraquinhas, apresentações de quadrilhas, shows populares e gospel, torneios de sueca e dominó na Praça dos Pescadores, na Barra. À meia-noite, uma queima de fogos encerra a festa.

Você pode gostar