Por vinicius.amparo

Rio - Neste sábado (19), serão realizadas, em Macaé as primeiras aulas de 2014 do Shell Iniciativa Empreendedora. Criado pela Shell e executado pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), a iniciativa tem o objetivo de estimular a cultura da sustentabilidade, inovação e o empreendedorismo, visando o desenvolvimento socioeconômico e a formação de líderes empresariais articulados com a cadeia de óleo e gás.

Com 37 na turma de Macaé  este ano, o Shell Iniciativa Empreendedora financia o traslado de empreendedores de outras cidades até os polos de aulas. “O grande sucesso da primeira turma, com 94% de aprovação, nos motivou a investir ainda mais no projeto, e ficamos felizes por ampliar nosso apoio aos empreendedores locais”, festeja Leíse Duarte, gerente de Investimentos Sociais da Shell Brasil.

As aulas fazem parte da segunda etapa do programa, na qual os empreendedores recebem capacitação para elaborar um plano de negócios. Nessa fase, são abordados conteúdos como marketing, gestão de pessoas, legislação para pequenos empreendimentos, elementos de valor da cadeia de óleo e gás, além de assessoria técnica especializada para ajudar a potencializar o empreendimento. A aula inaugural, neste sábado, versará sobre Práticas Colaborativas, abordando temas como processos de trabalho em rede e processos de formação do Capital Social.

Ao final desta etapa, o empreendedor submete seu plano de negócios à avaliação de uma banca. O resultado indica os participantes que continuarão no projeto e que se apresentarão na Feira de Oportunidades, a ser realizada em novembro e voltada ao mercado local. Além disto, é durante a Feira de Negócios que os melhores avaliados de cada polo receberão prêmios que totalizam R$ 20.000,00.

Cidades abrangidas pelo programa

Norte Fluminense: Armação de Búzios, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Macaé, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

Você pode gostar