De malas prontas rumo a Londres

Empresários do setor da moda no interior do estado vão conhecer novas tendências no exterior

Por O Dia

Rio - Quinze empresários do interior do estado estão de malas prontas para embarcar amanhã para Londres. Vão se juntar a outros 15 representantes de empresas de joias, roupas, calçados do Rio de Janeiro para conhecer as últimas tendências em moda. Dona da Pássaro Livre, loja que vende malha masculina e feminina em Petrópolis, Cláudia Palmeira está animada. “É a primeira vez em 20 anos que invisto em uma viagem para o exterior. Vai ser uma oportunidade para crescimento e aprendizado”, conta, empolgada.

Até dia 19, o grupo participa de uma missão técnica organizada pelo Sebrae-RJ à capital inglesa. Oito empresas são da Região do Médio Paraíba, quatro da Região dos Lagos e duas de Petrópolis. Em 2014, o Sebrae organizou seis missões e até o fim do ano serão mais sete. As viagens são voltadas para empresários dos setores de tecnologia, música, turismo, entre outros.

Vornei Fiorin, 51 anos, já comprou a passagem. Ele é dono da Casa Pavan, uma loja de confecções de roupas femininas e de decoração criada em 1956 em Barra Mansa. Passado de geração para geração, o estabelecimento será modernizado. 

Mariana%2C que participou de missão à Itália em maio%2C trouxe novidades para sua pousada em PetrópolisDivulgação

“Tenho uma loja muito antiga, que era da minha falecida avó. Chegou o momento de nos reciclarmos, senão ficamos para trás. Vou aprender e ver como está o mercado mundial para transformar o negócio mais atrativo e rentável. Gastarei R$ 8 mil e creio que o lucro no futuro compensará esse investimento”, disse.

Lelra Hellen Nunes, 40, proprietária da Enseada Moda Praia e Fitness, em Cabo Frio, também vai a Londres. “Quando desenvolvemos a coleção, fazemos viagens e olhamos novos comportamentos, mas estar em contato com profissionais certos é mais enriquecedor. Trabalho com moda praia, pós-praia e fitness. O cliente, principalmente nesse ramo, chega no ponto de venda sabendo qual é a tendência. Temos que estar um passo à frente”, diz ela. Para Lelra, o empresário deve ter muita informação e muitas possibilidades. “Temos que agradar todas as tribos”, acrescenta.

Na bagagem, novas experiências

Proprietária da Pousada Paraíso, em Petrópolis, Mariana Ferraz, de 32 anos, participou do tour da experiência, em maio deste ano, às regiões da Toscana e do Trentino-Alto Ádige, no interior da Itália. Ela contou que já começou a implementar algumas ideias que surgiram na viagem, como um curso de mosaico para os hóspedes no ateliê que mantém na pousada e mapas com dados e referências dos pontos turísticos da cidade.

“Trouxe muito conhecimento. Lá e aqui existem muitas trilhas e natureza a serem exploradas. Os hóspedes pediam conselhos e dicas, mas não tínhamos informações suficientes para passar”, destacou.

Coordenadora de moda do Sebrae-RJ, Fabiana Leite diz que a missão a Londres também terá “momentos de inspiração, interpretação e adaptação”. A programação inclui visitas guiadas a lojas conceituadas, museus de moda, reuniões com lojistas, instituições de ensino, além da participação na London Fashion Week e no London Design Festival.

Reportagem de Eduardo Ferreira

Últimas de _legado_O Dia no Estado