Por thiago.antunes

Rio - Além de ter talento, é preciso qualificá-lo e transformá-lo em oportunidade para garantir um lugar ao sol, tanto no mercado de trabalho quanto no mundo dos negócios. É com esses ingredientes, qualificação e oportunidade, e com a marca de 76% de empregabilidade dos seus alunos, que o Senac RJ realiza no próximo fim de semana, em Campos dos Goytacazes, a etapa semifinal da maior competição de educação profissional do Estado, o Talentos Senac 2014.

Em sua 4ª. Edição, a competição atua como plataforma de empregabilidade do Senac RJ, mobilizando, ao todo, 80 mil alunos das 39 unidades da instituição, além de diversas empresas empregadoras. Dos 10 mil inscritos, foram selecionados 862 alunos para a fase semifinal, que acontece em cinco finais de semana ao longo dos próximos dois meses.

A competição Talentos Senac aproxima ainda mais os alunos do mercado de trabalhoDivulgação

O evento é aberto ao público, que poderá assistir às provas práticas (como chefs de cozinha elaborando deliciosos pratos), em áreas como Saúde e Beleza, Gastronomia e Gestão. O visitante também terá acesso à Feira de Oportunidades Regional, onde poderá cadastrar currículos em empresas parceiras do Senac RJ. Já as empresas interessadas em se cadastrar na Feira de Oportunidades podem entrar em contato pelo email [email protected] .

Neste próximo fim de semana, as provas serão em Campos e reunirão cerca de 130 alunos das unidades de Campos, Santo Antonio de Pádua, Macaé I, Macaé II, Itaocara, Itaperuna, Cabo Frio e Rio das Ostras. Mas apenas 33 candidatos destas unidades serão classificados para a etapa seguinte. Petrópolis, Resende, Niterói e Rio de Janeiro também sediarão, em outras datas, provas da etapa semifinal. Para a final, que será, pela primeira vez, no Parque Madureira, no Rio de Janeiro, nos dias 28 e 29 de novembro, serão selecionados mais de 400 candidatos.

Abertura do Talentos Senac 2014%3A mais de 10 mil inscritosDivulgação

O Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 68 anos na profissionalização de mão de obra para setor de comércio de bens, serviços e turismo no Estado do Rio. Atualmente, é referência na oferta de cursos profissionalizantes.

'O Senac mudou minha vida'

Mais do que uma medalha ou certificado de participação, a conquista da empregabilidade. Esse é o prêmio principal dos mais de 10 mil competidores do Talentos Senac 2014. Marcela Caminha, vencedora da edição 2013, na categoria Técnico Design de Interiores, é hoje uma das expositoras da famosa mostra Morar Mais por Menos. Waleska Marinho Sampaio, primeiro lugar em Chef Executivo de Cozinha, hoje dá aula de gastronomia em Salvador.

Camareira em Meios de Hospedagem é uma das 24 categoriasDivulgação

Mas a empregabilidade vai além da competição: ela alcança 76% dos alunos que se formam em uma das unidades do Senac RJ. É o caso, por exemplo, do Chef de cozinha Fernando Vaz, ex-aluno e hoje dono de restaurante na Barra da Tijuca. Ele trabalhou com os maiores chefs de cozinha, ganhou prêmios e cozinhou para o presidente da França. “O Senac mudou minha vida porque tão jovem adquiri conhecimentos que me ajudaram a entrar no mercado”, conta.

Você pode gostar