Petrópolis estimula produção de cervejas artesanais

Objetivo é fortalecer e estruturar mais um produto turístico para a cidade

Por O Dia

Rio - Representantes da Prefeitura de Petrópolis, e da Fundação de Cultura e Turismo (FCTP)  da cidade, reuniram-se na última semana com produtores de cervejas artesanais do município e membros de entidades como o Sebrae e a Regional Petrópolis da Acerva Carioca (Associação de Cervejeiros Artesanais do Rio de Janeiro) para falar sobre o setor. A ideia era conhecer melhor a extensão do setor cervejeiro artesanal e suas características, ouvir as necessidades dos produtores e suas sugestões, de forma que o Governo Municipal tenha mais subsídios para formular uma política forte de apoio ao desenvolvimento dessa atividade produtiva, cuja participação na economia do município vem crescendo a cada ano.

Projeto de Lei criado pelo prefeito da cidade, Rubens Bomtempo (PSB) propõe a criação do Programa Municipal de Desenvolvimento da Produção Artesanal, Orgânica e Familiar – Pró Artesão, e criação da Rota Cervejeira do Município de Petrópolis, além da instituição do Livro Tombo para proteção do patrimônio cultural material e imaterial no Município.

A presidente da FCTP, Thaís Ferreira, explicou que a ideia é fortalecer o setor e estruturar mais um produto turístico para Petrópolis. “A Rota Cervejeira unirá as grandes e as pequenas empresas. Os nossos cervejeiros artesanais, além de constituírem um promissor segmento econômico, têm um apelo muito interessante sob o ponto de vista turístico. A cidade tem um grande potencial. Sediamos a primeira cervejaria do Brasil e, além dos pequenos produtores, temos a grandes empresas com receptivos extremamente qualificados. Precisamos apoiar o segmento para que ele seja bem explorado e dê retorno para a cidade. O prefeito é um entusiasta da idéia”, enfatizou.

Início Promissor

A reunião da última semana, realizada na sede da FCTP, representou o início de um diálogo para elaborar um diagnóstico do setor, por meio de um questionário elaborado pela própria Fundação. Nele, os produtores artesanais informaram sua situação jurídica (se empresa ou atividade informal), o interesse em comercializar o produto ou não, os tipos de cerveja que fabricam, os pontos fortes e fracos de sua atividade, seu desejo de receber cursos de capacitação e visitação de turistas, entre outros. Os produtores artesanais presentes se comprometeram a indicar outros para se juntarem nas próximas reuniões, que dará prosseguimento à elaboração do projeto comum. Este diagnóstico inicial será aproveitado e complementado pelo Sebrae.

A proposta apresentada pela Prefeitura inclui inúmeros pontos. Em parceria com o Sebrae, seria oferecido um workshop para os produtores, “Profissionalização da Gestão de Negócios”, a assessoria para legalização da produção, o desenvolvimento de tecnologias, a consolidação de uma marca regional para a cerveja e a promoção do acesso desses produtos ao mercado. Um dos pedidos dos cervejeiros e que foi bem recebido pela presidente da FCTP é a criação de um Centro de Fomento à Cultura Cervejeira, que seria um espaço compartilhado pelos produtores, dotado de infraestrutura para produção das cervejas artesanais, e a implantação de uma cooperativa de produtores. A cooperativa propiciaria uma ação colaborativa para importação conjunta de insumos pelos associados, o que viria a baratear os custos de produção, bem como o compartilhamento das instalações e maquinários para produção.

Além disso, a Prefeitura estudará também a forma de desburocratizar o processo de legalização das empresas. E mais: pretende elaborar, em parceria com os demais, um evento cervejeiro anual, a começar em 2015. Seria a “Festa da Cerveja”, com um quesito a mais: um seminário do setor para discutir questões de seu interesse e disseminar informações. Também deverá ser criado um selo de identificação da Rota Cervejeira, que garantirá a origem e qualidade dos produtos, bem como contemplará outros critérios que o grupo defenda para a criação de uma identidade.

Leia mais:

Região Serrana cria Rota da Cerveja para atrair turistas

Últimas de _legado_O Dia no Estado