Por vinicius.amparo

Rio - Macaé foi escolhido como município-pólo para a permanência do equipamento móvel de Ressonância Magnética da Secretaria de Estado de Saúde, até 4 de dezembro. A unidade funcionará na Praça Washington Luiz (Posto de saúde Jorge Caldas), com atendimento de segunda à sexta feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 7h às 15h.

A iniciativa vai atender pacientes do município, assim como os moradores de Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã, Casemiro de Abreu, Rio das Ostras, Armação de Búzios, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio.

Agendamento - Os exames nas unidades móveis da Secretaria de Estado de Saúde são agendados através das secretarias municipais, que recebem o pedido médico do paciente, e encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES. Também cabe aos municípios informarem aos pacientes sobre a data, hora, local e condutas preparatórias ao procedimento.

O paciente que possui aparelho de celular recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos são entregues ao município de origem dos pacientes.

Mais de 151 mil exames - O serviço itinerante de unidades móveis de imagem foi criado pela Secretaria de Estado de Saúde para atender aos moradores de cidades em que não há esses tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda. Ao todo, já realizou mais de 151 mil exames.

O Tomógrafo Móvel foi criado em 2009, sendo o primeiro de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS. Em março de 2011, a SES passou a contar com a segunda unidade itinerante. Os dois equipamentos já atenderam 76.762 pacientes e realizaram 103.429 exames. A SES também disponibiliza o serviço móvel de Mamografia/Ultrassonografia, com mais de 13 mil atendimentos realizados.

Você pode gostar