Por vinicius.amparo

Rio - O Centro de Informações Turísticas da Prefeitura de Nova Friburgo (Região Serrana do Rio), localizado na Praça Dermeval B. Moreira, se transformará, entre os dias 1º e 30 de novembro, na “Casa da Truta”, um centro de referência para os turistas que visitarem a cidade em busca da programação do 8° Festival da Truta. Nesse local, será realizada a abertura oficial do evento, às 10h, desta quarta-feira, 29 de outubro. São esperadas diversas autoridades estaduais, municipais e representantes do setor.

Nessa oitava edição, o Festival da Truta reunirá 39 restaurantes, hotéis e pousadas do Centro, Mury, Cônego, São Pedro da Serra, Lumiar e Circuito de Moda íntima Ponte da Saudade, que oferecerão produtos temáticos e pratos feitos à base da truta, elaborados especialmente para a ocasião.

A expectativa do Nova Friburgo Região Convention & Visitors Bureau é de que haja um aumento de 15% no movimento dos restaurantes participantes em relação ao ano passado. Hotéis e pousadas também serão beneficiados. A expectativa da entidade é de que 70% dos quartos estejam ocupados para o período.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Nauro Gerhs, a importância do Festival da Truta para o turismo e para Nova Friburgo é marcar o mês de novembro como a temporada da truta na cidade: “A realização do festival ano a ano é para estabelecermos a truta no calendário turístico da cidade, atraindo turistas e chamando a atenção do friburguense para esse talento local”, afirma.

A Prefeitura de Nova Friburgo buscou junto ao Governo do Estado recursos para a realização do evento, pois como disse o secretário de Turismo, é fundamental criar a referência de que o município é o maior criador da truta no Estado do Rio de Janeiro.

Ao todo, são dez truticultures cadastrados. A produção mensal é de três toneladas. Segundo o escritório regional da Fiperj na Região Serrana, a cidade tem todas as condições para aumentar a sua produção, por ser a truta um peixe característico de água limpa e fria.

Em paralelo ao Festival serão realizadas oficinas gratuitas sobre o preparo da truta, pelo projeto 'Mãos na Massa', na Feira da Vila Amélia.

Mais informações podem ser obtidas no site http://festivaldetruta.com.br/. Nele, constam os participantes, com fotos dos pratos que cada estabelecimento oferecerá durante o festival, onde se hospedar e onde se divertir na cidade.

Você pode gostar