Por vinicius.amparo

Rio - Resende sedia nesta quinta-feira (30) o 1º Encontro de Saúde Mental da Região do Médio Paraíba, com a participação de profissionais e usuários de 12 municípios. O evento será das 8h às 12h, no salão da Igreja Nossa Senhora da Paz, na Cidade Alegria.

Segundo a coordenadora de projetos da Superintendência de Saúde Mental, Milene Santiago, o objetivo do fórum será levantar os municípios da região que contam com Associações de Saúde Mental, quais as ações que estão sendo realizadas e definir estratégias para o fortalecimento do protagonismo dos usuários do programa de Saúde Mental.

"Esse trabalho também faz parte do projeto Atitude em Foco, selecionado pelo Ministério da Saúde, com a finalidade de apoiar ações de fortalecimento do protagonismo de usuários da rede e familiares que garantam o exercício de direitos de cidadania e a produção de novas possibilidades de vida", explicou.

A coordenadora informou que o encontro terá ainda a participação de Iracema Polidora, da Associação de Parentes e Amigos dos Pacientes do Complexo Juliano Moreira (Apacojum), do Rio de Janeiro, e Rute Nunes, usuária do ambulatório de psiquiatria e também membro da Apacojum. O Complexo Juliano Moreira era um hospital psiquiátrico, no Rio de Janeiro, que foi desativado e hoje funciona como ambulatório.

"A Apacojum é uma associação bastante atuante e vai contribuir na organização de profissionais da área, familiares e pacientes da saúde mental da região", destacou Milene Santiago.

Os municípios participantess são Resende, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí, Piraí, Valença, Rio das Flores, Pinheiral e Rio Claro. O evento é organizado pela Secretaria de Saúde de Resende, em parceria com a Associação de Saúde Mental do município.

Você pode gostar