Por vinicius.amparo

Rio - Engana-se quem pensa que Rio das Ostras é só sol e mar. A cidade possui uma zona rural produtiva, com criação de pequenos animais e cultivos de diversas espécies. A produção de feijão, por exemplo, é um dos destaques. Este ano, aproximadamente 80 produtores apostaram na produção do grão e conseguiram uma produção estimada de 1.200 quilos por hectare, em média. O cultivo é comemorado anualmente com a tradicional Festa do Feijão, que começa a partir desta sexta (31) e vai até domingo (2).

Junto com a 10ª edição da Festa do Feijão, acontece a 2ª Festa do Produtor Rural. A abertura será às 18h de sexta. A programação inclui apresentações artísticas e culturais, concurso de beleza e premiações, entre outras atrações.  

Na festa%2C além de shows com atrações locais confirmadas%2C também haverá uma feirinha do produtorDivulgação

Como no ano passado, além de shows com atrações locais confirmadas, também haverá uma feirinha do produtor e comercialização de artesanato local produzido em Cantagalo. Outro destaque fica por conta de uma fazendinha com animais de pequeno porte como bezerros, coelhos, galinhas, patos, marrecos, caprinos e ovinos. A festa acontece ao lado da Praça Valdemar Alves Barcelos.

Nova espécie

Os produtores rurais do distrito contam com apoio técnico da Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca do Município, que fornece  máquinas para plantio, sementes e adubo, além de beneficiamento dos grãos.. Após pesquisas, os técnicos do Departamento de Agricultura e Pecuária (Deap) da prefeitura identificaram que a espécie “Esplendor”, desenvolvida pela Embrapa, apresenta melhor resultado e, portanto, substituiu o feijão Xodó que estava sendo plantado ao longo dos anos. Quanto à variedade Pingo d'Ouro, esta ainda permanece sendo cultivada pelos agricultores de Cantagalo devido a sua boa adaptação na região.

Premiação

Durante o fim de semana, o público visitante também poderá apreciar pratos típicos da culinária local e ajudar na escolha do melhor prato da festa. A premiação acontecerá no domingo durante o evento. Para o secretário do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, Nivaldo Talon, a festa é uma oportunidade para conhecer a região de Cantagalo, que fica a poucos quilômetros do centro do município. 


Você pode gostar