São João da Barra marca presença em festival internacional de filmes

Comédia estrelada por duas amigas foi produzida por alunos de escola municipal

Por O Dia

Rio - O município de São João da Barra estará representado no 4º Festival Internacional Pequeno Cineasta, que acontece de 5 a 9 de novembro, no Rio. O filme escolhido para o evento foi a comédia “As aventuras de Larissa e Cassiane”, estrelada por duas amigas que fogem de casa e se envolvem em diversas trapalhadas. O curta-metragem foi produzido no ano passado, através do projeto “Imagens em movimento”, onde os alunos foram responsáveis pela concepção do roteiro, direção, operação de câmera, captação de som, arte, figurino e edição. O objetivo foi promover a sensibilização dos estudantes para a arte e despertar o gesto criativo em cada um deles, garantindo o seu direito de acesso à cultura.

O filme escolhido para participar do Festival foi realizado pelos estudantes da Escola Municipal José Alves Barreto, localizada em Mato Escuro, quinto distrito do município. Segundo a diretora da Instituição, Cláudia Oliveira, o momento é de alegria e sensação de dever cumprido. “Notícias bacanas sempre revigoram nossa alma. Estou muito feliz pelas meninas e pela nossa escola que mais uma vez mostra que é capaz e que está no caminho certo. Tenho certeza que o filme será muito bem avaliado por todo o júri que estará presente”, ressaltou.

O curta “As aventuras de Larissa e Cassiane” vai concorrer com outros doze filmes. A produção "sanjoanense" conta com pouco mais de sete minutos e é do gênero de ficção. Cassiane Manhães, uma das protagonistas, se identificou com a personagem. “Ela foi inspirada em mim mesma, pois sou muito atrapalhada e adoro filmes de comédia”, contou entusiasmada.

O Festival apresenta uma Mostra Competitiva Nacional e uma Mostra Competitiva Internacional, ambas divididas nas categorias: filmes criados por crianças e filmes criados por jovens, e a Mostra Não Competitiva Oficina Pequeno Cineasta – filmes concebidos pelos alunos da Oficina Pequeno Cineasta, projeto desenvolvido pela diretora do festival com crianças da cidade do Rio de Janeiro. A abertura oficial do Festival será apresentada pelo ator Lima Duarte e o Pequeno Cineasta João Pedro Faro com exibição de curtas que estarão na programação da quarta edição.

A secretária de Educação e Cultura de São João da Barra, Leide Cristina Soares comemorou a escolha do filme para o evento. “É mais uma notícia excelente para a Educação e a Cultura do nosso município. Lembro que os trabalhos também foram importantes para o resgate cultural das localidades, além de transformar sua realidade local em um grande campo de estudo. Os filmes foram muito bons e esta premiação reforça essa tese”, disse.

Últimas de _legado_O Dia no Estado