Por felipe.martins
Publicado 03/11/2014 22:09 | Atualizado 04/11/2014 13:56

Rio - Passageiros das linhas municipais e intermunicipais de Volta Redonda, no Sul Fluminense, não vão mais perder tempo à espera de seu ônibus, ou perdê-lo assim que chegar ao ponto. Um aplicativo de celular lançado ontem no município vai permitir aos usuários cos coletivos saber, em tempo real, em quanto tempo e qual ônibus chegará em um determinado local.

O programa Cittamobi, que pode ser baixado gratuitamente para telefones celulares e outros dispositivos, auxilia também deficientes visuais, avisando a chegada do transporte. O município é o primeiro do estado e o nono do país a receber o sistema.

De acordo com a Superintendência de Serviços Rodoviários (Suser), cerca de 250 ônibus, de quatro empresas, operam na cidade, atendendo 52 linhas e transportando uma média de 80 mil passageiros por dia. Todas as linhas serão atendidas pelo novo aplicativo.

O sistema tem uma série de utilidades para o cidadão%3A mostra a previsão da chegada do ônibus no ponto desejado e os próximos pontos de parada daquela linhaDivulgação

Para a estudante Letícia Hotz, de 20 anos, o aplicativo chega para melhorar ainda mais sua rotina. “Os ônibus aqui em Volta Redonda já são bastantes pontuais, e essa novidade só vem melhorar ainda mais o nosso deslocamento. O sistema aqui é tão organizado que os próprios ônibus já exibem seus horários. Essa novidade, com certeza, será ótima para nós. Vou economizar mais tempo ainda.”

O sistema tem uma série de utilidades para o cidadão: mostra a previsão da chegada do ônibus no ponto desejado e os próximos pontos de parada daquela linha. Se a pessoa está em casa, o aplicativo revela a previsão dos ônibus que vão passar por ali e seus respectivos horários, além de exibir a imagem em tempo real do ponto. O passageiro ainda dispõe de três opções de pesquisa: busca através da empresa, linha ou endereço de destino.

Para o Antônio Francisco Neto (PMDB), o grande objetivo do programa é programar mais o dia a dia da população. “A partir de agora, a população vai passar a utilizar melhor o transporte público. Além de o cidadão não ter que esperar tanto no ponto de ônibus, vai poder aproveitar seu tempo melhor. Aposto que em que uma semana, Volta Redonda vai superar o número de downloads do aplicativo em todo o país”, disse.

Mais segurança a deficientes visuais

Os deficientes visuais poderão viajar com mais segurança agora. O aplicativo vai informar por áudio em que tempo o veículo vai chegar e o ponto escolhido. Luiz Eduardo Porto, consultor de tecnologia, que é cego, disse que agora terá prazer de viajar de ônibus. “Perdia muito tempo nos pontos e muitas vezes cheguei a pegar o ônibus errado”, comentou. Além de viajar com segurança, Luiz agora saberá exatamente qual ônibus que não parou para ele, assim, até pra denunciar ficou mais fácil.

Reportagem de Vinícius Amparo

Você pode gostar