Acidente provoca vazamento de 15 mil litros de óleo diesel na BR-101

Ação rápida em Casimiro de Abreu impede contaminação em rio, numa área que pertence à reserva de Poço das Antas

Por O Dia

Rio - Um acidente envolvendo um caminhão carregado de óleo diesel provocou o vazamento de 15 mil litros do combustível na manhã desta quinta-feira (11), na BR-101, em Casimiro de Abreu.

A ação rápida de equipes da prefeitura da cidade, no entanto, evitou que o material fosse parar o rio Ipiabas, um dos corpos hídricos que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio São João.

O local do acidente faz parte da Zona de Amortecimento da Reserva Biológica Poço das Antas e também está inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) do São João.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu por volta das 7 horas. O motorista perdeu o controle do veículo quando cruzava a ponte sobre o rio Ipiabas e tombou a cerca de 100 metros do corpo hídrico.

Funcionários das secretarias de Obras, Meio Ambiente, Defesa Civil e Guarda Ambiental de Casimiro de Abreu foram acionados para auxiliar na contenção do óleo diesel. Uma retroescavadeira da prefeitura conseguiu impedir que o material fosse direto para o rio até que a Autopista Fluminense chegasse ao local.

Também foi instalada uma contenção dentro do rio chamada de ‘Linha Branca’, utilizada para absorver qualquer material derivado de petróleo, evitando a contaminação da água e, consequentemente, da fauna e flora locais.

“O maior impacto desse tipo de acidente é a contaminação do solo e do lençol freático. Por isso, nossa resposta tem que ser muito rápida”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro deAbreu, Maurício Porto.

Últimas de _legado_O Dia no Estado