Ipiabas, em Barra do Piraí, promove Circuito de Presépios

Moradores, turistas e visitantes podem apreciar obras criadas por empresários locais, a partir de materiais recicláveis

Por O Dia

Rio - O pequeno distrito de Ipiabas, em Barra do Piraí, ganha ainda mais charme neste fim de ano com o seu primeiro Circuito de Presépios. Iniciativa de um grupo de empresários da localidade, a exposição gratuita apresenta presépios em tamanhos diversos, produzidos com diferentes tipos de materiais reciclados, como cipó, tecido, papel, garrafas, barro, entre outros. A bucólica pracinha do distrito também recebeu decoração especial.

A simpática loja de artesanato Muito Além do Jardim, com seus mais de 5 mil itens, exibe um presépio feito de cipó, em harmonia com a decoração de Natal do espaço, toda feita em materiais sustentáveis. O local chega a receber 300 a 500 pessoas aos finais de semana, muitos vindos de Conservatória, distrito vizinho de Valença. "Tudo o que produzimos, vendemos. As clientes levam as peças às braçadas", conta o artista plástico Ricardo Augusto Moura Gomes, que há 20 anos comanda o espaço, cuidando de cada detalhe e prepara decorações temáticas ao longo do ano.

Presépio é apresentado em tamanho realDivulgação

O presépio de garrafas e rolhas e a árvore de Natal de garrafas que ornamentam o jardim do Empório dos Arcos também chamam a atenção do público pela originalidade. A obra é criação da empresária Ana Carolina Pereira, que idealizou o circuito. No último fim de semana, o espaço também promoveu o seu tradicional Bazar na Garagem com tema natalino, reunindo peças de artesãos da região.

Além de oferecer uma infinidade de produtos especiais, como vinhos, bebidas finas, queijos, biscoitos, azeites, geléias, compotas, doces, águas importadas, cervejas artesanais, sucos, cafés, chás e chocolates, o Empório recebe grupos para almoços exclusivos, preparados pela própria Ana Carolina, com pratos inspirados na gastronomia portuguesa.

O presépio em barro em tamanho natural do Pateo Vale do Café é outro destaque. Concebida pelo figureiro e oleiro Gereco, a obra fica exposta no jardim de entrada e está ornamentado por artesãos convidados nos dias 16 e 17. Nos dias 19 e 20, o local promoverá um evento de Natal com compras e diversão, incluindo a Casa de Papai Noel.

O presépio de pano da Casa das Bonecas de Pano de Ipiabas pode ser visitado aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h. O Espaço de Arte Popular Lena Riccieri traz a sua Coleção de Presépios. O local abriga expressiva coleção permanente de artistas brasileiros, adquirida ao longo dos anos.

A Hospedaria Abbud & Fernandez criou um presépio conceitual das arábias para ornamentar sua varanda. Já o Haras & Pousada Chapadão montou um presépio sobre rodas de carroça. No dia 3 de janeiro, às 15h, o espaço promoverá Cerimônia da Folia de Reis.

Na porteira da Fazenda São João da Prosperidade, chama a atenção o presépio rústico, todo feito em madeira, montado no local. Construída no século 19, entre os anos 1820 e 1830, a casa da fazenda recebe visitantes para uma viagem ao tempo dos barões do café, com direito a sinhá e suas “mucamas”. Os visitantes podem degustar um lanche ou até um almoço, agendado para grupos.

O Hotel Fazenda São Sebastião criou um presépio e a exposição de Anjos e Papai Noel chegando de trem. O local, que oferece diversão para toda a família nos finais de semana, promoverá o Réveillon na Fazenda com ceia e música ao vivo.

Serviço:

- Muito Além do Jardim - Rua Coronel Cristiano, nº 525 -(24) 2437-1234

- Empório dos Arcos - Rua Lourival de Oliveira, 900 - (24) 2437-1219

- Hospedaria Abbud & Fernandez - Rua Lourival de Oliveira, nº 760 – Centro - (24) 2437 1106

- Haras & Pousada Chapadão - (24) 2437-1866

- Fazenda São João da Prosperidade - Estrada Barra do Piraí x Ipiabas – (24) 2442 3194

- Hotel Fazenda São Sebastião - (24) 2437-1426 

- Casa das Bonecas de Pano de Ipiabas - (24) 2437-1113

- Espaço Lena Riccieri  - Sítio Refúgio em Ipiabas - Estrada Dr. Luis Novaes, 1.500 - (24) 2437-1103

Últimas de _legado_O Dia no Estado