Por rosayne.macedo
Publicado 23/12/2014 20:07 | Atualizado 24/12/2014 18:33

Rio - Para garantir a segurança dos participantes da Procissão Marítima de Angra dos Reis, um dos mais tradicionais eventos náuticos do país, representantes da prefeitura e da Capitania dos Portos se reuniram esta semana. Por exigência do órgão, algumas regras foram adicionadas ao evento, que acontece desde 1978.

Fica proibido jogar qualquer tipo de objeto no mar, bem como passar de uma embarcação para outra, a fim de se evitar acidentes com pessoas e embarcações. Também foi vetado o transporte ou utilização de fogos de artifício nas embarcações e mergulhar na concentração e no percurso. Cada barco ou lancha participante deverá possuir a bordo, uma lista de passageiros, com telefones de contato para casos de emergência. Qualquer violação nessas regras acarreta na eliminação da competição.

Todos os concorrentes a prêmios de quaisquer categorias só poderão utilizar embarcações em situação regular quanto às normas previstas na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário. Não poderão participar do cortejo embarcações como motos aquáticas (jet-skis), canoas, caiaques e stand-ups, bem como botes infláveis e similares.

"Por orientação da prefeita Conceição Rabha estamos trabalhando com os órgãos de apoio para garantir que a primeira festa de nosso calendário anual de eventos aconteça de forma tranquila, alegre e segura, sobretudo com o aval da Capitania dos Portos", explicou o diretor executivo da Fundação de Turismo de Angra dos Reis, Nilton Júdice, que se reuniu com o Capitão dos Portos, Niemer Gomes Hickmann.

No próximo dia 30, às 9h, acontecerá, na sede da Capitania dos Portos, outra reunião, desta vez, com a presença das embarcações que farão o apoio da Procissão Marítima 2015 e com as turmas que participarão da parte competitiva do evento. Além das embarcações da Capitania dos Portos, cerca de 40 barcos auxiliam no apoio ao evento.

A competição

Realizada no dia 1º de janeiro, a festa no mar terá os mesmos elementos de outros anos, com concentração das embarcações concorrentes a prêmios na Praia das Flechas, na Ilha da Gipoia, a partir das 11h30 e largada prevista para às 13h. O percurso será da Praia das Flechas à Praia do Anil (Centro da cidade), com chegada prevista para as 15h30.

A Procissão Marítima 2015 terá três categorias em competição: Animação, Alegoria e Originalidade. As inscrições abriram nesta terça-feira, 23, e continuam até o dia 30, no Centro de Informações Turísticas (CIT), na Praia do Anil.

Os interessados devem estar munidos de cópia de carteira de identidade e CPF (para pessoas físicas), ou cópia do cartão CNPJ, carteira de identidade e CPF do responsável legal pela empresa (em caso de pessoa jurídica); cópia do documento de propriedade da embarcação; e declaração de vistoria técnica emitida pela Capitania dos Portos de Angra dosReis.

O julgamento das embarcações concorrentes a prêmios será feito durante o período da concentração, de 11h30 às 13h00, na Praia das Flechas, na ilha da Gipoia. O anúncio dos vencedores será no palco montado na Praia do Anil, após a chegada dos competidores.


Você pode gostar