Primeira unidade Cresol da Ceasa é inaugurada em Nova Friburgo

Objetivo é inaugurar ao longo de cinco anos, mais 15 escritórios nas regiões Serrana e Noroeste

Por O Dia

Rio - A primeira unidade de atendimento do Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol), foi inaugurada recentemente no Mercado da Ceasa da Região Serrana, no bairro Conquista, em Nova Friburgo. A unidade, que é composta exclusivamente por agricultores familiares, sendo eles os responsáveis pela administração das cooperativas, já conta com 70 produtores cadastrados. O objetivo é inaugurar ao longo de cinco anos, mais 15 escritórios nas regiões Serrana e no Noroeste Fluminense. As atividades do segundo núcleo serão iniciadas já no início de 2015, em Teresópolis. A Cooperativa, presente em sete estados com mais de 200 unidades, beneficia cerca de 35 mil famílias.

Presidente da Ceasa-RJ, Sérgio Marcolini, destacou a instalação da cooperativa no mercado como parte do cronograma de ações de incentivo à fixação do homem no campo desenvolvidas pela Ceasa. "Ofertar esse espaço é contribuir para pôr fim às inúmeras dificuldades que os agricultores encontram atualmente quando pensam em ampliar suas atividades. A assinatura do termo de cessão da área foi um dos primeiros atos que o deputado Felipe Peixoto, na época secretário, realizou quando assumiu a pasta. Fico muito feliz em estar aqui hoje vendo que é mais um projeto que conseguimos tirar do papel", comemorou.

O agricultor Paulo César Mendonça, presidente da Federação de Agricultura Familiar do Estado do Rio de Janeiro (Fetraf), foi um dos primeiros a se cadastrar na cooperativa e a retirar os talões de cheque, que permite a movimentação financeira no sistema. "É crédito com formação, com inclusão social e desenvolvimento sustentável, acompanhado de assistência técnica. Com a Cresol, se eu precisar comprar um trator, vou receber, além do crédito, a orientação da melhor máquina para a finalidade que procuro. Isso faz toda a diferença", destacou.