Turismo de Barra de São João em alta

Distrito de Casimiro de Abreu é propício a diversas atividades durante todo o ano

Por O Dia

Rio - Localização privilegiada, entre o rio e o mar, o distrito de Barra de São João tem inúmeras atrações para oferecer aos moradores e turistas que visitam o lugar durante todo o ano. Esportes náuticos, pesca, cultura e outras atividades podem ser realizadas em Barra, de janeiro a dezembro.

Com um enorme gramado, muitas sombras e uma extensão de aproximadamente quatro quilômetros, o Praião de Barra de São João é propício para a prática de atividades esportivas e recreativas. Futvolei, futebol de areia, peteca, skate, bodyboard, kitesurf, caminhada, musculação e passeios de bicicleta, são apenas alguns dos exemplos de tudo o que pode ser feito nesse lugar.

Circulando a prainha, ideal para as crianças, e chegando na Beira-Rio, uma parte da história de Casimiro de Abreu e do Brasil salta aos olhos de moradores e turistas. O museu Casa de Casimiro de Abreu é uma obra da arquitetura, tombada como patrimônio histórico e aberta ao público gratuitamente. Seguindo pela margem do rio, as árvores favorecem mais atividades: piquenique, atividades esportivas, lúdicas, musicais e muitas outras podem ser feitas com um cenário deslumbrante, favorecido pela natureza, aos pés do Morro São João.

Distrito oferece inúmeras opções de lazer em Casimiro de AbreuVitor Nantes/Divulgação

Para o secretário de Turismo e Eventos, Oscar Pires Júnior, a geografia de Barra tem atraído um número cada vez maior de turistas. “A inúmeras atividades que podem ser feitas no distrito têm chamado turistas para Barra. Procuramos ainda fazer eventos que contribuam ainda mais para isso, como o Festival de Crustáceos e Frutos do Mar e as Caminhadas na Natureza”.

Um exemplo desses turistas é Maria Inês da Silva. Ela é moradora de Seropédica e passa as férias com a família em Barra de São João. “Gosto muito daqui, é um lugar bonito, tranqüilo e com boas opções paras as crianças”.

Passeio de barco, pesca, jet-ski e remo fazem parte das diversas opções que o rio São João oferece. Ainda na Beira-Rio, a Biblioteca Municipal Carlos Drummond de Andrade conta com um acervo à disposição dos leitores. Oficinas diversas também são oferecidas no local, além de internet via wi-fi gratuito.

O distrito possui ainda três praças, além da Praça As Primaveras, que está em reforma. Todas elas foram reformadas e têm parque infantil e conforto para quem quer levar as crianças para brincar, ou mesmo sentar para uma conversa no final da tarde. Durante os meses de janeiro e fevereiro, a Prefeitura Municipal realiza ainda o Projeto Verão, com atividades para todas as idades no Praião, shows e muito mais.

Novidades

Em breve, Barra de São João terá mais um atrativo. A Praça As Primaveras está sendo completamente reformada e ganhará melhorias que trarão benefícios para comerciantes, moradores e visitantes. Banheiros adaptados, lanchonetes, wi-fi gratuito, iluminação moderna, paisagismo, parquinhos infantis, coreto e área para eventos vão fazer da nova Praça As Primaveras um lugar ideal para a família, com conforto e segurança.

A moradora de Barra, Ana Beatriz Figueiredo, costuma passar as tardes de verão na Beira Rio, com a família e amigos, pescando e fazendo stand-up paddle. “As pessoas reclamam sobre a obra na praça, mas durante o verão tem muito o que fazer em Barra, tem o Projeto Verão e outras atrações”.

Últimas de _legado_O Dia no Estado