Ciclistas de todo mundo competem em Paraty neste domingo

Prova será realizada entre Paraty e Angra dos Reis e terá 200 quilômetros a serem percorridos

Por O Dia

Rio - No próximo domingo (18), Paraty, na Região da Baía de Ilha Grande, vai receber ciclistas do mundo inteiro para a realização da prova de longa distância Audax. Serão 200 km entre Angra dos Reis e Paraty. Esta é a primeira da série de provas de longa distância que acontecerão em todo Estado do Rio de Janeiro em 2015 que classificarão atletas para o Paris-Brest-Paris, evento que acontecerá em agosto na França e que tem 1200 km de percurso. Para chegar lá é preciso completar a série de 200, 300, 400 e 600 km.

Com largada às 8 horas em Angra dos Reis, os ciclistas começarão a chegar a Paraty por volta de 11 horas. Serão recebidos com alimentação e hidratação na mesma tenda onde será realizada a Colônias de Férias, na praia do Pontal.

Serão ao todo 150 atletas de todo mundo. O objetivo é completar o percurso dentro do tempo estipulado pela organização, não importa a colocação. Todos que completarem receberão seu Brevet, que é a autorização para pedalar a prova de 300 km, que acontecerá em março em Paraíba do Sul. O prêmio para quem pedala o Audax é a chance de pedalar mais.

A prova

O Audax, ou estilo randonneur, surgiu na França ainda no século XIX como uma forma de desafiar os limites físicos e psicológicos dos ciclistas. Na prova não é permitido nenhum tipo de apoio, cada um tem que ser auto-suficiente e ajuda somente nos locais montados pela organização.

Últimas de _legado_O Dia no Estado