Por vinicius.amparo

Rio - O município de Vassouras, no Centro Sul Fluminense, será a próxima parada do Serviço de Mamografia Móvel. O equipamento dará início aos atendimentos no dia 30 de janeiro e ficará localizado na Avenida Otavio Gomes (ao lado do quartel dos bombeiros) até o dia 25 de fevereiro. O horário de funcionamento será das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira, e das 8h às 15h, aos sábados e feriados.

Além de Vassouras, outros oito municípios serão beneficiados pelo serviço: Valença, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Paty de Alferes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Rio das Flores e Comendador Levy Gasparian.

Inaugurado em dezembro de 2013, o serviço já realizou até o momento 13.514 mamografias e 6.514 ultrassonografias. O aparelho tem capacidade de realizar, diariamente, cerca de 80 mamografias e 40 ultrassonografias, além de 25 biópsias semanais. Os exames duram cerca de 20 minutos.

Agendamento

Os agendamentos dos serviços de mamografia e ultrassonografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. O paciente que possui aparelho de celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos são entregues ao município de origem dos pacientes.

Você pode gostar