Por vinicius.amparo

Rio - Reinos escondidos e mundos perdidos compõem o enredo do 17º desfile do maior bloco da terceira idade do Brasil, o Bloco da Vida. Os 1,5 mil integrantes da agremiação desfilam neste sábado (7), na Ilha São João, durante o Carnaval antecipado de Volta Redonda, que ainda incluirá apresentações do Bloco da Preta e Cordão do Bola Preta do Rio de Janeiro, além de matinê com DJ. Depois dessa apresentação, o Bloco da Vida faz apresentação especial no sábado, dia 28 de fevereiro, na Vila Santa Cecília.

Neste ano, o bloco terá onze alas e quatro alegorias que falam sobre lendas fabulosas de reinos perdidos. As alas virão lembrando reinos fantásticos como Atlântida, Lemuria, Avalon, Eldorado, Lyonesse, Shambala, Cíbola, Shangrilá, Ilha Brasil e Agarthi. Os ritmistas da bateria, com cerca de 80 componentes, vão incorporar Guerreiros Celtas.

De acordo com o carnavalesco Paulo Bernardo, a inspiração para o enredo do Carnaval 2015 veio do carro “Paraíso” - abre alas do carnaval de 2014. No ano passado o Bloco da Vida homenageou as mulheres e o primeiro carro lembrava “Eva e o Paraíso”. “Ele estava tão bonito que pensei em explorar o tema. O ser humano é muito ligado a crenças e lendas, e Carnaval é isso aí. Então resolvi falar de paraísos lendários, perdidos e imaginários. E pesquisando cada um deles observei que eles tinham algo em comum: pregavam a paz e a harmonia do povo. Eram reinos harmoniosos, o que serve de exemplo para gente, como ideal para se viver”, disse o carnavalesco.

História

O Bloco da Vida nasceu em 1999 para homenagear os idosos de Volta Redonda – homens e mulheres que ergueram a cidade – dando-lhes uma grande opção de lazer. Uma ideia do jornalista Oscar Cardoso resultou naquilo que há de mais brasileiro: o Carnaval. No primeiro ano desfilaram na Ilha São João 300 foliões, hoje já são mais de 1,5 mil participantes, a maioria participante dos programas voltados para a Terceira Idade oferecidos pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio das secretarias municipais de Ação Comunitária e de Esporte e Lazer.

Você pode gostar