Escolas de samba de São Gonçalo já estão prontas para desfilar

A festa acontece na 'avenida' de São Gonçalo neste sábado, às 20h

Por O Dia

Rio - Na véspera do início do carnaval, as 11 escolas de samba gonçalenses — cinco do Grupo B e seis do Grupo A — já estão com tudo pronto para o desfile que ocorre no sábado (14). Com sambas enredos inspirados em histórias de sonhos e realidade, a maioria definiu o tema ainda no segundo semestre de 2014 e começou os trabalhos nos barracões há três meses. O desfile está previsto para ter início às 20h, na Rua Doutor Francisco Portela, no Paraíso. Cada escola terá 50 minutos para percorrer a avenida.

Grupo B

Renascer do Mutuá

Com o samba enredo “Vasco da Gama do Berço Português à Corte Brasileira do Futebol”, a Renascer do Mutuá será a primeira escola a desfilar na noite de sábado (14/02) e levará para Avenida, a partir das 20h, 250 componentes.

Arco Iris do Boassu

“Cantos Lendas e Magias de Arrepiar”, com esse samba enredo a escola do bairro Boassu apostará em contos e lendas como: Boi Tatá, Curupira, Lobisomem, Iemanjé, entre outros. A presidente da agremiação Maura Vieira, prometendo arrepiar e assombrar a avenida e levará cerca de 250 componentes.

Alegria de Guaxindiba

A agremiação Alegria de Guaxindiba, neste ano, levará para a Rua Francisco Portela, no Patronato, após meses de pesquisa o tema “Made in África Berço da Cultura Brasileira”, a escola promete levar a cultura brasileira para a população gonçalense, através do Reggae, Maracatu, Afoxé, Zumbi dos Palmares, entre outros.

Acadêmicos do Porto Novo

Médico aposentado, Carlos Alberto Almeida, 70 anos, está há 45 dias dormindo no barracão da escola que preside. Dormindo no máximo quatro horas por dia, ele acorda às 8h e só para de trabalhar às 5h. São 19 horas ininterruptas de trabalho para conseguir terminar tudo dois dias antes do desfile. A Acadêmicos do Porto Novo levará 370 componentes para a avenida e três carros alegóricos: sendo um pede passagem, um abre alas e um principal.

Com o enredo "Em nome da paz e da sorte, amor e magia", a escola se inspirou em Abraham Lincoln, que sonhou com a própria morte.

"Queríamos enfatizar a importância do sonho. Hoje as pessoas estão voltadas a correr atrás da sorte e elas devem levar os sonhos a sério", enfatizou Carlão, que há 40 anos participa do carnaval de São Gonçalo.

Amigos do Barba

“Amor e Paixão sentimentos que nos faz perder a razão” é nesse clima que a última escola do grupo B desfilará. A agremiação Amigos do Barba levará alegria para o desfile do sambódromo gonçalense, tendo com presidente Lenilson, a escola que será composta por 250 componentes trará o amor para a avenida.

Grupo A

Caprichosos de São Gonçalo

Primeira escola do grupo A a invadir a avenida, às 23h, a agremiação Caprichosos de São Gonçalo trará como tema “Holambra! A história de uma flor que desabrochou...”. A presidente Marinez Brandão levará para o desfile 400 componentes.

Unidos do Marimbondo

Com o enredo "Encantos ciganos: na mão a magia da sorte", a escola que ganhou o nome do rio localizado no bairro Paraíso já está com o carnaval pronto há 15 dias. Primeira escola de samba de São Gonçalo, ela ficou afastada da folia gonçalense por 12 anos e retornou aos desfiles em 2012, tendo sido a vice-campeã no ano passado. A Unidos do Marimbondo levará 450 componentes para a avenida e quatro carros alegóricos.

Presidente da agremiação, o aposentado Carlos Roberto Carreiro, 60, trabalhou durante 35 anos na Petrobras e atualmente é porteiro.

"Não dá para viver de carnaval e só com a aposentadoria também não dá", desabafou, falando das dificuldades enfrentadas para conseguir levar a escola para a avenida.

"Como não temos condições de ter um espaço adequado, acabamos ficando à mercê do tempo. Se chove, não trabalhamos. Se faz sol, sofremos. Mas conseguimos aprontar tudo a tempo", ressaltou.

Acadêmicos do Jardim Miriambi

Com aproximadamente 400 componentes, a agremiação Acadêmicos do Jardim Miriambi levará para o desfile o enredo “Brincar, sonhar, acreditar... ser criança! Uma fantástica viagem ao mundo da imaginação”. A agremiação tem como presidente Edeir Menezes e carnavalesco Wallace Amado.

Pingo D’Água

A Pingo D’Água é uma agremiação carnavalesca

fundada em 21 de Abril de 1995 e terá como samba enredo deste ano, “Sapucaia Oroca”, a escola levará para o desfile a reedição do Acadêmicos do Cubango de 1977. Tendo como presidente Hugo Araújo da Silva, conhecido como Hugo Camburão, a escola desfilará com 400 componentes.

Boêmios do Jardim Catarina

"Um sonho de misticismo e fé: candomblé". Este é o samba-enredo que a escola campeã do carnaval 2014 levará para a avenida este ano. Com 99% das fantasias - que começaram a ser feitas há seis meses - prontas, a agremiação espera repetir o sucesso do ano passado.

Assim como os presidentes das outras escolas, Januí Vargas - que há cinco anos está à frente da Boêmios do Jardim Catarina - também tem outra profissão: é construtor.

"Vivemos o carnaval praticamente o ano todo, mas não conseguimos sobreviver dele", lamentou.

A Boêmios do Jardim Catarina levará 480 componentes para a avenida e quatro carros alegóricos.

Acadêmicos do Universo

A Acadêmicos do Universo aposta no reverenciamento por Iemanjá Divulgação

Com uma escultura de três metros de altura de Padre Cícero - que chegará a quatro na avenida -, representando as festas nordestinas, aescola de samba do Gradim vai falar sobre as tradicionais comemorações brasileiras. Com o enredo "A Universo faz a festa na avenida", a agremiação levará inclusive para o desfile o churrasquinho na laje.

O carro abre-alas vai simular um barraco, onde estará sendo realizado um churrasco na parte alta. Em frente, uma festa de casamento. Encerrando o desfile, um carro trará Iemanjá, simbolizando o revéillon, que é a primeira festa do ano.

"Foram três meses direto de mão na massa, e desde julho do ano passado estamos envolvidos com os preparativos para o carnaval deste ano", revelou o diretor financeiro da escola, Adriano Farias, 40, que é policial e há oito anos participa da folia gonçalense.

A Acadêmicos do Universo levará 400 componentes para a avenida, três carros alegóricos e um quadripé.

Ordem dos desfiles

Grupo B

- Renascer do Mutuá

- Arco-Íris (Boaçu)

- Alegria de Guaxindiba

- Acadêmicos do Porto Novo

- Amigos do Barba (Marambaia)

Grupo A

- Caprichosos de São Gonçalo (Santa Izabel)

- Unidos do Marimbondo (Paraíso)

- Acadêmicos do Jardim Miriambi

- Pingo D'Água (Porto do Rosa)

- Boêmios do Jardim Catarina

- Acadêmicos do Universo (Gradim)

Últimas de _legado_O Dia no Estado